Insight #03: A importância de CRER para VER

O mundo está em convulsão? A crise instalou-se definitivamente no Brasil e, em muitos outros países – a França aí está com seus protestos e alto índice de desemprego – e aí eu pergunto: qual a direção que devemos tomar, acreditar que tudo está perdido, desistir, jogar a toalha, ou ir na contra-mão de tudo isso, enxergar adiante acreditando que a vida pode nos dar uma chance de vencer, de concretizarmos nossos sonhos, construirmos uma nova sociedade e sermos transformadores da própria história e por que não dizer, do mundo?

A Importância de acreditar em nossos Sonhos para que estes se tornem Realidade
Imagem/Reprodução: The Art of Living Foundation

Aprendi a lição com uma pessoa, que era a síntese do otimismo, do pensamento positivo e que sempre me dizia apontando para a parte central da própria testa: “a nossa vida, está aqui”. A sábia criatura, era minha mãe. Ela era uma verdadeira “escola” de ensinamento e aprendizado, pois, além de repassar seus conhecimentos às pessoas sempre estava disposta a aprender, era alguém à frente do seu próprio tempo, tanto no pessoal quanto no profissional.

As palavras, desânimo, tristeza, desistência, decididamente, não faziam parte do vocabulário dessa mulher corajosa e “rainha” do otimismo. E não pensem que a vida dela foi fácil, porque não foi. Nasceu já órfã de pai, desde os 13 anos teve que começar a trabalhar de dia e estudar à noite, em uma época que isso era considerado uma verdadeira raridade e, trabalhou até os 76 anos, ou seja, foram 63 anos fazendo uma das coisas que mais gostava: trabalhar. E, o povo reclamando da idade mínima para se aposentar! A minha mãe acharia isso, no mínimo, hilário e olha que trabalhava sem se preocupar com o relógio, com dedicação total, horas a fio, detestava gente preguiçosa e que ficava reclamando de tudo, inclusive do patrão.

A Importância de acreditar em nossos Sonhos para que estes se tornem Realidade
Imagem/Reprodução: Forbes Leadership Information

Vou tentar repassar a vocês as noções que recebi do quanto o querer alguma coisa ou ajudar alguém, tem tudo a ver com a maneira como usamos a nossa mente. Senão vejamos: geralmente, quando queremos alguma coisa somos dotados da ideia de que somente iremos alcançar o nosso objetivo vendo as coisas tomarem um rumo que nos indiquem que tem tudo para dar certo. Entretanto, minha mãe, fazia exatamente ao contrário, ou seja, ela dizia “já estou me vendo morar no lugar onde quero, sei que vou conseguir”. Ela projetava em sua mente, o objetivo, já realizado independentemente do grau de dificuldade, não importava o quanto tivesse que lutar, a mente atuava à seu favor.

Por diversas vezes, presenciei alguém que se aproximava dela dizendo querer alcançar uma meta, que precisava muito melhorar de vida, mas finalizava dizendo: “se DEUS quiser, vou conseguir … então ela revidava com a seguinte frase: “DEUS quer, quem não sabe querer é você“. E, até comigo filha amada, não admitia atitudes pessimistas, muito menos pensamentos negativos.

A Importância de Acreditar
Imagem/Reprodução: Hope & Optimism

Poderão passar mil anos, jamais esquecerei quando cheguei em casa depois de um dia terrível com um problema daqueles, que já havia mais de um ano eu tentava resolver, sem conseguir: vou desistir, não aguento tanta pressão. Minha mãe olhou dentro dos meus olhos e falou: “você desiste muito fácil”, isto me impactou de tal forma que, até hoje, quando penso em desistir, me falta coragem! Nem é preciso dizer, que consegui resolver o tal problema, persistindo, lutando, com a consciência da importância da determinação em nossa vida.

Se ela ainda estivesse entre nós, vendo tanta discórdia, reclamação, revolta, briga, pessimismo, descrédito, em especial, das pessoas que nem acreditam em si mesmas, tenho a certeza de que diria: “falta fé, espírito de luta (no sentido de determinação), pensamento positivo, (se espera o pior, como quer ter o melhor), amor, desenhem na mente, um quadro, com pinturas coloridas de realizações e não com os tons cinzas de derrotas.

A Importância de Acreditar
Imagem/Reprodução: TheAnimationProject

Fácil sei que não é, mas se fosse fácil, qual seria a graça da vida se tivéssemos tudo “de bandeja”, a adrenalina da luta estaria perdida, digo por experiência própria, pois, mutias vezes me pego perguntando: será que vale a pena lutar contra tantos obstáculos, buscar soluções mesmo perdendo algumas preciosas horas de sono, tentar dialogar com alguém que tem uma vaga percepção do que isso significa, ficar pensando naquela pessoa que tanto gosta, mas que mal toma ciência da sua existência? Nessas horas, me vem a imagem da minha mãe dizendo: “você desiste fácil ensinei a você que, o vencedor, é àquele que sabe que o caminho de uma conquista, seja ela qual for, é CRER PARA VER, e não ao contrário. Palavras de quem chegou lá.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.