Animais, respeitar é preciso

O tema, desta vez, já é sobejamente conhecido, muito debatido pela sociedade. Entretanto, de forma “abusada”, resolvi abordá-lo. Os animais, que são também parte integrante de nossas vidas e, a maneira como são tratados. O abandono de animais, é uma triste realidade. A constatação é do canil municipal e da ONG Cão Ajuda que, a exemplo de muitas outras, faz um trabalho de acolhimento, na cidade de São Carlos – SP.

A mesma ONG de São Carlos – SP constatou que, durante os meses de dezembro e janeiro o número de casos de abandonos e maus-tratos de animais aumenta em 20%. No âmbito legal a lei Federal nº 9.605/98, de proteção aos animais, dispõe no art. 32 que, abuso, maus-tratos e mutilação em animais silvestres, domésticos, nativos ou exóticos pode gerar pena de três meses a um ano de prisão, ou seja, a punição determinada em lei deveria servir para barrar o comportamento indigno contra, esses seres, dito irracionais e que a meu sentido, muitas vezes conseguem ter uma racionalidade superior a muitos homens.

Senão vejamos: os “irracionais”, não raro, acolhem seus iguais de forma solidária, a exemplo da cadela, que alimentou um filhote de leão de dois dias no zoológico Royev Ruchey, na cidade siberiana de Krasnoyars. E aí indago: quantos de nós teríamos esse desprendimento, se o que vemos todos os dias são notícias de mães abandonando seus filhos recém-nascidos (ainda com o cordão umbilical) em valas e lixões ?

Porém, nem tudo está perdido, porque existem pessoas que têm a consciência de que os animais merecem o mesmo respeito e carinho como qualquer ser humano, pessoas e entidades que os acolhem, (como as acima já mencionadas), o GARRA e a SOZED. Nesta última, uma amiga, trabalhou como voluntária e assistiu a “crueldade com que os bichinhos indefesos são tratados”, ainda de acordo com ela,”as instituições sobrevivem através de doações, sem qualquer ajuda do governo”.

As instituições esclarecem que os cães que vão para as campanhas de adoção, devem ser vermifugados, vacinados e castrados. Segundo eles, a castração, é indispensável porque muitas vezes “o adotante pode enjoar do cão ou gato e, simplesmente os abandonam nas ruas de novo”. Nas ruas eles sofrem todo o tipo de agressão, pegam todo tipo de doença e, quantas ocasiões eu mesma vi animais perambulando feridos, com um triste olhar de abandono, se bem que, às vezes, é melhor o abandono do que o maltrato do próprio dono, que usa o animal como “para-raios” de suas frustrações e inseguranças!

Entre as causas possíveis do abandono dos animais, as “justificativas” mais comuns, são: 18,5% suja a casa, 12,6% destrutivo fora de casa, 12,1% agressivo com pessoas, 11,4% ativo demais, 10,9% requer muita atenção, 20,0% destrutivo dentro de casa, 9,0% desobediente. (Fonte: Wikipédia). Opis! Coincidência ou não, com todo o respeito, não são também essas mesmas “justificativas”, que levam as relações entre as pessoas a “azedarem” de vez?

A minha visão, é de que todas essas “justificativas” têm origem, de verdade, na ausência de sentimentos que andam escassos em nossos dias, Amor, Respeito, Tolerância, Solidariedade. Porém, o importante é fazermos a nossa parte. E, para tanto, aproveito o privilégio de ter meu blog acessado por muitos leitores, para convidá-los a conhecer e também divulgar o trabalho daquelas pessoas que contribuem para minorar o sofrimento dos animais, clique aqui para ver a página do GARRA e clique aqui para ver a página do grupo SOZED.

Finalmente, por uma questão de pleno reconhecimento, agradeço a colaboração da minha amiga Gisele Abreu Messi ( 🙂 / 😀 / 🙂 ) que, de forma carinhosa, contribuiu para enriquecer este artigo, indicando a existência das Instituições GARRA e SOZED, que têm página no Facebook. Além do mais, estamos considerando (e muito!) a possibilidade de entrevistar as pessoas que desenvolvem esse trabalho, visando colher mais informações e conquistar a adesão de um número maior de pessoas, para essa causa tão nobre.

Fonte da segunda foto: Folha de São Paulo

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Adoreei! 😉

    Gostei da abrangência do post! 😀

    #MelhorPost

    • Sonia Maria Custodio

      Lucas, bom dia

      O artigo foi elaborado com muito carinho e, com o objetivo de tentar sensibilizar as pessoas, para a questão dos maus tratos aos animais.

      Abraços

  • Sim! Muito bom o artigo em seu blog! 😉 Como vc o criou?

    • Sonia Maria Custodio

      Norberto, bom dia

      Bom que tenha gostado do artigo que foi criado com a intenção de chamar a atenção das pessoas para a maneira, muitas vezes, degradante como são tratadas todas as espécies de animais.

      Abraços

  • Oi sonia, desculpe pela demora…
    estava viajando para santa catarina…

    recomendei seu blog para todos!!! 😀

    adorei o artigo

    abraço sonia

    #FanSonia

    • Sonia Maria Custodio

      Oi, Pedro (Pedrinho)

      Olha estava sentindo a sua falta, pois, sempre é o primeiro leitor a dar opinião sobre meus artigos. Fico feliz de saber que recomendou meu blog.

      Abraços

      • pois é… seus artigos são sempre legais…

        o interessante que esse artigo coincidiu com meu novo tema de trabalho sobre maus tratos aos cachorros e gatos…

        vou usar seu post como fonte de pesquisa e citar fonte no final…

        valeu sonia 🙂

        #FanSonia

        • Sonia Maria Custodio

          Pedro (Pedrinho), boa noite

          Maravilha saber que, meu artigo, vai ajudá-lo em seu trabalho. Ficarei torcendo para que sua nota seja excelente. Boa sorte e, depois me conte qual foi o resultado.

          Abraços

  • Adorei o post!!!

    Nossa, o pessoal aqui da Gávea são seus fãs e falam que gostam muito de você e que você já morou aqui há anos…

    😀

    Abraço!!!!

    SUCESSO para você, para sua família, para o Juan (hahaha) e para o blog! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Marcelly , boa noite

      O pessoal da Gávea é muito bacana e moram e vão morar sempre no meu coração, pois, morei nesse bairro querido, de 1981 a 2013. Sucesso para você, sua família , na vida pessoal (afetiva) e profissional. O Juan também manda desejos de tudo de bom!

      Abraços

      • Olha só que legal… Além de querida blogueira, é querida da Gávea… Genial! 🙂

        Abraço!

        • Sonia Maria Custodio

          Marcelly querida

          O pessoal da Gávea é muito querido para mim também e, saber que o sentimento é recíproco, me enche de alegria.

          Abraço!

  • Gostei muito do artigo! Muito abrangente ao nosso cotidiano…

    #Dúvida

    Você tem previsão de quando irá voltar o Fórum, eu gostaria muito de publicar tópicos, mais está MUITO lento e não consigo fazer quase nada…

    #Autógrafo

    Uma boa notícia, as vezes estou praticando skate e vôlei de praia no Leblon e qualquer dia desse marcamos para o autógrafo… Minha mãe e agora meu tio quer o seu autógrafo… O autógrafo do Juan também, ou como você escreve “o seu filho”… rsrsrs…

    #Parabenizando

    O conteúdo do seu blog é muito bom, em especial esse artigo dos Animais que é muito bom, aliás, é o melhor que li até hoje! E gostaria de parabenizar você por escrever o artigo e o Juan por ser seu “editor” e administrador do blog.

    Abraço! Fiquem com Deus!!! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Carlos, boa noite

      Bom você ter gostado do artigo, aliás o Juan, confessou que esse foi o trabalho de edição que ele adorou fazer. Quanto aos autógrafos, será um prazer para mim e o meu filho, concedê-los ainda mais pela oportunidade de conhecê-los pessoalmente. A lentidão é um fato, mas já estamos buscando uma solução (talvez a contratação de um outro tipo de servidor mais fidelizado , estamos pensando….).
      Abraços e DEUS os abençoe!

    • Eu também não estou conseguindo criar minha conta no Fórum….

      • Sonia Maria Custodio

        Petrus, boa noite

        O Juan já está verificando a forma mais adequada para melhorar essa “lentidão”.

        Abraços

  • Poxa! Além de gostar muito de seu blog fiquei impressionado com o “aprofundamento” do seu artigo no assunto dos animais! Foi o mais completo e direto que eu já li! Muito bom!

    #CurtidonoFacebook

    • Sonia Maria Custodio

      Petrus, boa noite

      Grata pelo comentário elogioso. Vamos continuar buscando fazer artigos cada vez melhores!
      Abraços

  • Muito bom!!! Parabéns para todos da equipe do blog! Para a Sonia e para o Juan – que é muito bom no que faz, (visitei o site dele)… E também à Gisele por ter contribuído com este magnífico artigo!!!

    🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Alice, boa noite

      Em meu nome e, no do Juan, agradeço pelo carinho com o nosso trabalho. A Gisele tenho certeza também vai gostar de saber que a sua contribuição foi reconhecida.

      Abraços

  • Simplesmente fantástico, objetivo, completo e fantástico (novamente! hehe)… As imagens estão ótimas, nossa……… {….}

    SIMPLESMENTE DEMAIS!!!

    Td de bom!!! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Thomas , bom dia

      Bom saber que o artigo conseguiu o objetivo de ,além de agradar, sensibilizar você para a questão da ausência de respeito com os animais e, você tem razão, as imagens traduzem bem o espírito da situação.

      Abraços e tudo de bom para você também 🙂 🙂

  • Adorei o post!!!!!!! Parabéns Sonia, Juan e Gisele!

    😀

    • Sonia Maria Custodio

      Daniela, boa noite

      Grata pelo carinho.

      Abraços

  • Muito bom!!! 🙂

    Cadê o Juan e você com os podcasts? rsrsrs

    Estava muito bom… Vocês têm previsão para um novo podcast?

    😀
    😀
    😀
    😀
    😀

    Abraços!!!! TUDO de Bom! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Marcos Antônio, boa noite

      Olha, ainda não temos previsão de quando faremos um novo podcast, mas creio que não irá demorar.

      Abraços e tudo de bom para você também.

  • Muito legal!
    Serve de lição para todos os seres humanos!!! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Silas, boa noite

      É, de fato o alguns seres humanos , estão deixando muito a desejar. Bom você ter gostado do artigo.

      Abraços 🙂 🙂

  • LeoMatias

    Olá Sonia, se é que posso me referir a você dessa maneira !! Hoje foi com muita alegria e prazer, podemos conhecer uma mulher alegre e de fato cheia de Ideias.
    Sim, a população devia pensar bem antes de maltratar um animal, pois somos animais racionais e as vezes irracional e fica a dica trate o outro como queira que seja tratado .
    Ótima abordagem sobre o tema e é claro, ganhou mais um frequentador diário do seu Blog. Léo Matias ( Vereador Marcelo Queiroz, Parque Gávea ).
    Bjus e uma maravilhosa noite.

    • Sonia Maria Custodio

      Olá LeoMatias,

      Claro que pode se referir a mim como Sonia, simples assim = 😀 ! A alegria, sempre fez parte da minha personalidade, pois, tristeza não nos leva alugar algum. No tocante ao tratamento das pessoas, minha mãe, uma sábia mulher me ensinou “trate os outros como gosta de ser tratada” e, como gosto de ser bem tratada, assim faço com todos.

      Os animais, são tudo de bom, pena que muitas pessoas não pensem assim. Adorei saber que será frequentador diário do meu blog, mas infelizmente, por absoluta falta de tempo, não escrevo os artigos com a frequência que gostaria. 🙁

      Beijos e uma excelente noite para você também! 😀

  • Paulo Faneca

    Oi Sonia,

    Gostei muito do seu artigo! A minha família e vosso irmão adorou seu post! Lembro a tí que, minha equipa está com muitas coisas e em breve vou entrar em contato com tí em telefone para o Brasil. Aproveito a este comentário a dizer que, o Juan e a Gisele está sendo muito bem conhecido por aqui em Lisboa. 🙂

    Abraço
    Att,
    Paulo Faneca.

    • Sonia Maria Custodio

      Paulo, boa noite

      Em primeiro lugar, gostaria de indagar se recebeu a resposta que dei ao seu e.mail acerca do comentário acima, pois, somente agora (e peço imensas desculpas) percebi essa sua postagem. A Gisele, não faz parte da equipe do Blog. , mas sim uma amiga que colaborou nesta matéria específica, pois , é ferrenha defensora dos animais, assim como eu. Fico feliz em saber que ela e o Juan são bem conhecidos em Lisboa e que o post agradou. E, será um prazer receber seu telefonema.
      Abraços
      Sonia Maria