Viajar hoje, amanhã e sempre?

Em meio a grandes mitos, verdadeiros ou nem tanto, um particularmente me soa como algo delicioso: o de que viajar nos deixa mais felizes. E felicidade é na minha visão algo que nos remete a alegria, plenitude, leveza, amor bem vivido e curtido, prazer de viver e ser inteiramente grato por apenas existir.

Benefícios de Viajar pelo Mundo
Imagem/Reprodução: The Huffington Post

Viajar para mim, significa nos desligarmos do dia a dia, do rigor dos compromissos, dos horários que de forma impertinente teimam em nos perseguir, do noticiário nem sempre agradável e por vezes permeado por tragédias principalmente àquelas “fabricadas” pelas mãos do HOMEM.

Parada obrigatória para desligar de tudo (ou quase tudo), de preferência tendo como principal acompanhante, as pessoas que amamos e que no cotidiano, já nos fazem “viajar” de tanto bem que nos fazem, pelo simples fato de existirem em nossa vida.

A grande chance que uma viagem nos proporciona, é descobrir como o menos pode ser mais: mais simplicidade, menos preocupação com o estilo, isto é, a roupa simples e confortável sem frescura, não ter que parecer um alto executivo ou ser a mulher fashion que todas querem imitar. É andar descalço, rosto lavado, cabelos ao vento, como dizem os franceses, viver e deixar viver, esquecer a dieta que atormenta o dia a dia dos digamos, mais “robustos“, sem hora para dormir e acordar. Tudo isso com muita entrega, e cadê que o tal do dinheiro compra tanta alegria?

Benefícios de Viajar pelo Mundo
Imagem/Reprodução: The Huffington Post

Além do mais, para os que cultuam o aprimoramento permanente do intelecto, o aprendizado de novos idiomas, pode ser exercido da melhor maneira. O contato com os nativos, faz com que até sem perceber, o viajante, comece a se comunicar de forma natural, sem a preocupação que temos quando em sala de aula, onde o acerto é quase uma exigência que nos deixa paralisados.

Amizade, uma das melhores coisas da vida que podemos encontrar estrada afora porque, uma viagem, nos dá a oportunidade de fazer novos amigos e quem sabe, mais adiante, estes poderão nos acolher nas voltas que o mundo dá. Os novos amigos, conquistados nesse mundo de meu DEUS, poderão se tornar maravilhosos “guias turísticos”, nos acolher em um possível retorno, naquele lugar inesquecível e que desejamos rever para recarregar as “baterias”.

A sensação de liberdade, que nos faz sair do nosso “mundinho”, revisitar velhos conceitos, tudo isso a viagem nos dá como bonus, porque a sorte grande já tiramos quando alguém lá em cima nos colocou aqui, nos dando a chance de viver e fazer o nosso melhor, com o presente, embrulhado em papel brilhante chamado vida.

Benefícios de Viajar pelo Mundo
Imagem/Reprodução: The Huffington Post

E, ainda, limpar a mente das energias ruins, acumuladas ao longo de um ano inteiro, decorrente do stress, criado pelo excesso de responsabilidade, trabalho, contas a pagar, amores mal resolvidos, dores das perdas que fazem parte da vida, (um dia entes queridos se vão, sem que possamos evitar), e isto faz parte da caminhada e do aprendizado, porque só viemos aqui a passeio, quando viajamos, de fato. Todos os outros dias, viemos para aprender e ensinar, e isso é a grande “sacada” da vida, ser a nossa melhor e mais perfeita escola.

Se você é daqueles que transita pelo obscuro mundinho de uma terrível doença chamada preconceito, uma bela viagem o fará deixá-lo no túnel do esquecimento. Por exemplo, sabe aquele “ouvi dizer”? Os argentinos detestam os brasileiros, grande mentira. Na minha viagem àquele país, fui muito bem acolhida, tratada com respeito e até solidariedade dos amigos hermanos, quando me senti um tanto quanto perdida, por desconhecer alguns hábitos locais e, sempre que precisei, fui orientada para conhecer os pontos turísticos mais interessantes e também os melhores restaurantes, para provar a deliciosa culinária, com destaque para o exótico cabrito assado. E, porque muitos gostam de afirmar que, os europeus, são todos esnobes principalmente, os ingleses e franceses, que os alemães são frios (é só lembrar como o governo alemão acolheu e acolhe milhares de refugiados), os orientais despidos de carinho, e não é uma forma de carinho, demonstrar como devemos reverenciar a sabedoria dos mais velhos?

Viajar para a África - Benefícios
Imagem/Reprodução: Giltedge Africa

E, a ideia errônea de ver a mãe África, como um mero celeiro de superstições e danças estranhas. Os povos desse continente, têm muito a nos ensinar “se soubermos enxergar além do que vemos” (estou me apropriando de uma das frases preferidas de uma pessoa que amo muito), certamente ele não irá se incomodar por copiá-lo. E, não podemos esquecer que nós brasileiros, somos vistos por muitos, como seres incultos e sem muito a ensinar, que somos apenas carnaval, football, samba, sol e mar. Entretanto, os que se aventuram a conhecer o nosso amado Brasil, em sua grande maioria, se vêem obrigados a rever conceitos e preconceitos. Quando nos conhecem “pessoalmente“, aprendem que somos mais que isso, e temos muito mais a oferecer, além do famoso “jeitinho brasileiro”.

Benefícios de Viajar pelo Mundo
Imagem/Reprodução: The Huffington Post

Viajar é isso tudo e muito mais. Então, vamos praticar esse hábito extremamente saudável, e seja qual for a maneira escolhida para fazê-lo, com um itinerário planejado ou levados por um súbito arroubo, do tipo: “vamos sair por aí explorar o mundo, e vê no que vai dar”, desejo a todos nós (amo viajar) uma fantástica e inesquecível viagem e que, na volta, sejamos recebidos de braços abertos.

E você, qual foi a sua melhor viagem? Compartilhe com a gente! 🙂

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.