Light Steel Frame, uma tecnologia a favor do Meio Ambiente

O artigo desta vez, é sobre um tema pouco conhecido, no qual confesso, que não sou “expert”. Trata-se da tecnologia Light Steel Framing, ou Steel Frame, representada pela sigla “LSF”. O interesse em abordar o assunto, está intimamente ligado à preservação do Meio Ambiente (confira o artigo anterior), ou seja, interessa a todos que amam o Planeta e querem contribuir para melhorar a qualidade de vida, mas também por ser sócia-proprietária em uma Construtora, que utiliza tal método.

Desse modo, me vi procurando saber um pouco mais acerca dessa nova forma de construir e, verifiquei os muitos benefícios da mesma. Na execução de casas, apartamentos e indústrias, há uma redução em até 30% com os gastos de energia para o sistema de climatização e, não é esse um dos grandes entraves ao progresso, haja vista o aumento do consumo, por vezes, sem qualquer critério? Os rios já tão saturados, são um dos exemplos. Além do mais, demonstra ser ecologicamente correto. O aço, faz parte desse sistema, sendo um dos produtos mais reciclados em todo o mundo.

A utilização mínima de água no processo construtivo, que é conhecido como construção “a seco”, não agride o meio ambiente, porque seus materiais são totalmente recicláveis (Fonte: Steel House 2011). O sistema permite ganho econômico e ambiental, pois, a estrutura é economicamente mais viável, não gerando resíduos na construção. Trata-se de uma obra limpa, portanto, com menor impacto ambiental.

Como sou ferrenha defensora do modelo ecologicamente correto, busco sempre informações que, divulgadas, possam despertar o interesse das demais pessoas que querem, de verdade, contribuir para um modelo de vida, no qual a natureza seja minimamente agredida. A coleta seletiva, o reaproveitamento do óleo de cozinha (inúmeros sites ensinam como fazê-lo), não jogar lixo, nos rios, nas praias, nas florestas, etc…

A nova tecnologia, LSF, por ter uma imensa amplitude em sua utilização, demandará outros artigos abordando seu emprego de forma mais detalhada (inclusive suas variadas formas de uso). Penso que, essa nova tecnologia, ainda poderá ensejar muitos debates no Fórum do blog.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Muito bom, gostei do Steel Frame, você tem uma empresa de Steel Frame?

    • Sonia Maria Custodio

      Caio, bom dia

      Legal você ter gostado do artigo. Na verdade, sou sócia-proprietária em uma construtora que utiliza essa tecnologia.

      Abraços

  • Legal! Não conhecia esta tecnologia ainda, fiquei impressionado… Ao meu ponto de ver, parece ser mais “econômico” do que o método tradicional que estamos acostumados (tijolo, cimento, etc…)…

    É com orgulho que escrevo em meus comentários a hashtag dedicada exclusivamente à você Queria Sonia Maria!!!

    #SoniaRecordBrasil

    TUDO DE BOM PRA TI!

    • Sonia Maria Custodio

      Thomas , bom dia

      Grata pelos comentários elogiosos, que me incentivam cada vez mais , a melhorar a qualidade dos meus artigos. A tecnologia LSF, é fantástica , pois, além de tornar a obra menos dispendiosa, o material, utilizado, é ecologicamente correto , gerando resíduos de apenas 0,5%, enquanto a obra convencional (tijolo/cimento), gera um resíduos de 48 a 60%.

      Abraços

  • Olá Sonia, gostei do seu artigo! Muito bom!!

    Identifiquei que, o site de sua empresa está fora do ar (não na terra, kkkk)…
    O que aconteceu?

    Abraços.

    • Sonia Maria Custodio

      Pablo, bom dia

      O site está em processo de reestruturação , mas em breve irá voltar a terra kkkkkkk

      Abraços

  • Ah, a hashtag:

    #SoniaRecordBrasil

    hehehe 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Pablo, bom dia

      Ótimo dia para você!

      Oi, oi 🙂

  • Para quem quer saber mais sobre o sistema LSF, proponho a consulta a um site de uma empresa de engenharia europeia, aqui:

    Facebook
    https://www.facebook.com/futureng

    Site
    http://www.futureng.pt/

    • Sonia Maria Custodio

      Carlos, Bom Dia!

      Acessei a página no Facebook e o site no qual você me enviou. Ambos são muito bons!

      Abraços! 🙂