Os verdadeiros benefícios dos Videogames

Os que me acompanham há algum tempo, sabem que a tecnologia, não faz parte de meus talentos, ou melhor dizendo, de minhas habilidades. Porém, por dever de ofício e por gostar de estar conectada com os avanços de nossos dias, comecei a querer conhecer um dos segmentos da tecnologia mais comentados, independente de sexo, idade ou profissão: o videogame.

Na área da saúde, os jogos têm demonstrado ser grandes aliados, em doenças que afetam milhares de pessoas (principalmente os idosos), como o mal de Parkinson, conforme comprova um estudo realizado pela Universidade de Ottawa, no Canadá, que testou o videogame Nintendo Wii U em pacientes com essa doença, tendo como resultado uma melhora significativa no quadro dessas pessoas.

No convívio entre as crianças, os jogos, estão se demonstrando valiosos colaboradores, para estimular os pequenos a quererem adquirir novos conhecimentos e estimula o contato com outras pessoas (bom para melhorar a timidez).

Porém, como esses jogos podem ser jogados online, aconselho aos pais que fiquem atentos, evitando que seus filhos (com todos avanços e modernidade as crianças ainda são ingênuas no tocante a noção de perigo) divulguem informações desnecessárias, tais como: endereço, data de nascimento, nome da escola ou bate-papo via câmera.

No âmbito familiar, os jogos, contribuem para estreitar a convivência entre pais e filhos, pois, todos participam da mesma diversão, havendo uma disputa saudável, criando um ambiente lúdico, a convergência de interesses onde todos perdem juntos, ganham juntos, principalmente, nos casos dos jogos com o uso de, pelo menos, dois controles.

E nada melhor do que um ambiente onde todos se divertem juntos, leves e soltos, esquecendo até mesmo o cansaço de um dia de trabalho e para os filhos a recompensa de poderem estar mais tempo junto aos pais, depois de horas de estudo, testes e provas com matérias nem sempre muito “apaixonantes”.

Claro está, tudo muito bem dosado, com equilíbrio, sem exageros, pois, como sobejamente comprovado, o excesso não traz benefícios a ninguém. Há que se ressaltar a estimulação do raciocínio, a agilidade para encontrar resposta frente a problemas complexos, ou seja, a mente responde melhor aos desafios.

Os estudos científicos comprovam que o videogame, é fundamental para estimular a coordenação motora e, pesquisas, já evidenciaram de forma conclusiva, que médicos jogadores de games, são mais ágeis em cirurgias, contribuindo tal prática, para minimizar as falhas cometidas por tais profissionais.

No campo da “visão”, há ainda uma melhora em casos de pessoas que sofrem com olhos “preguiçosos”, havendo muitas crianças que necessitam usar tampão para “forçar” o olho mais fraco antes de utilizar óculos de grau (eu mesma passei por esse tipo de problema, mas infelizmente, não contei com esse precioso aliado).

Com o videogame, o olho com o nervo “preguiçoso” é obrigado a ficar com a atenção em estado de alerta, o que ajuda na recuperação do mesmo. Além disso, os idosos são muito beneficiados, considerando que o videogame pode acionar todas as partes do cérebro, porque desperta a pessoa para os diversos sons e cores que estão na tela de maneira simultânea.

Atualmente, alguns games para Xbox e PlayStation estão com preços elevados no Brasil. Entretanto, games como Rayman Legens, Just Dance 2014 e outros, valem cada centavo cobrado. Aliás, caso você esteja interessado, clique aqui para comprar games para seu videogame ou PC com desconto.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Fábio Roncato

    Perfeito! Tenho um Xbox One e um PlayStation 4… Os dois são ótimos. Muitas pessoas ficam “atirando pedra” e mencionando que um é melhor do que o outro e, …. não! São concorrentes? Sim, mais ambos tem uma ótima qualidade e modo de diversão diferente, assim como o Nintendo Wii U… (usuários fã das franquias)… 😀

    Resumindo vale muito a pena comprar qualquer um dos dois, mais o Xbox One é o que mais me agrada, não é caro e possui um Kinect muito aprimorado.

    Games recomendados? 😉

    Rayman Legends, Forza Motorsport 5, Just Dance 2014, Plants vs Zombies Garden Warfare, são exemplos de games ótimos para todas as idades!!! 😀

    Confiram alguns gameplays e tirem suas próprias conclusões, sem atacar ou xingar ninguém – o respeito é tudo…

    Ah! E em relação ao artigo (este), você Sonia e você Juan, estão de parabéns, um por escrever e outro por editar! 🙂

    ————————

    Very Goooooooood!!! 😀

    • Pedro Gouvea (pedrinho)

      Concordo afirmativamente @Fábio Roncato! O importante é a diversão…

      Também (na minha opinião particular) tenho e acho o Xbox One mais completo, um All in One – como diz a Microsoft ou: Tudo em Um! 🙂

      Parabéns pelo conteúdo de hoje Sonia!
      Ótima edição Juan!! 🙂

      Abraços..

      • Boa tarde Pedro (Pedrinho)

        Grata pelo incentivo ao nosso trabalho. Tudo é feito com muito carinho e respeito aos nossos leitores.

        Abraços

        🙂 🙂 🙂

    • Fábio, boa tarde

      Bom, muito bom a maneira como discorreu sobre o assunto. A nossa equipe se sente gratificada, pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Lucas Andrade

    Ficou muito bem elaborado esse artigo, e é de um assunto na qual eu adoro (games)! 😀

    Adorei as escolhas de fotos, aposto que foi escolha do Juan, certo? (tem bom gosto…)

    😀

    Abraços!

    #SoniaIdeias
    #Compartilhado

    • Lucas, boa tarde

      Ficou, realmente, muito legal, não! As fotos, acertou, foram escolhidas pelo Juan.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Ficou basicamente “lindo” o artigo! 🙂

    #Games
    #XboxOne
    #PS4
    #Nintendo

    • Marcelinho, boa tarde

      O melhor de tudo, é ter o trabalho reconhecido, sabendo que estamos conseguindo alcançar nosso objetivo, melhorar a cada dia.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Muito bacana! Obrigado Sonia e Juan! Me ajudaram no trabalho de colégio (The British School Urca). 😀

    Super Abraço!!

    • Bruno, boa tarde

      Maravilha, além de você ter gostado, o nosso artigo, serviu ainda para ajudá-lo em seu trabalho de colégio.

      Super Abraço para você também.

      🙂 🙂 🙂

  • Ficou simplesmente muito bom o post sobre consoles & videogames! 🙂
    Parabéns a equipe!!

    🙂 – Gente, participe do debate que criei no Fórum do blog!

    Rio 2016
    https://www.soniaideias.com/forum/topico/rio-2016

    Videogames – NOVO!
    https://www.soniaideias.com/forum/topico/videogames

    • Carlos Eduardo, boa tarde

      Fico feliz que tenha gostado. A nossa equipe é movida a carinho e desafios. No tocante ao Fórum criado por você, achei genial. Obrigada pela colaboração.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Vicente Lima

    Essa discussão sobre os benefícios de se jogar videogames promete continuar com o grandioso vencedor (bom para a saúde) por um bom tempo. Recentemente, o BuzzFeed publicou um video resumindo e ressaltando alguns dos principais estudos que comprovam o bem que estes fazem aos jogadores. Veja abaixo Sonia e o pessoal do blog:

    Nota: Em Inglês, 🙂

    Espero que tenham gostado!!! 🙂

    • Vicente, bom dia

      Grata pela colaboração. O video e, relamente, muito bom

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Abun Ski

    Сенсационное содержание блога и расположение слишком (интерфейс) !!!

  • Márcia Vanessa

    Maravilhoso!!!!! 😀

    • Márcia, bom dia

      Obrigada

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

    • Márcia Vanessa

      Por nada! 🙂

  • Perfeito o artigo! E perfeito o vídeo @Vicente Lima!!! 😀 :/

    • Gabriel, bom dia

      Obrigada pelo comentário ao nosso trabalho. O vídeo, enviado pelo Vicente, é muito bom mesmo.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Olha sem palavras para descrever a precisão e qualidade do artigo! Parabéns, sucesso…/

    • Britto, bom dia

      Fico feliz que tenha gostado do nosso trabalho. Sucesso para você também.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Espetáculo! Um dos melhores posts do blog!!!

    🙂

    • Pedro Henrique, bom dia

      Grata pelo incentivo ao nosso trabalho

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Olá,

    Sou líder em uma área do MSDN Microsoft e, gostei bastante da Infraestrutura rápida do seu blog e o conteúdo também! Vinculação perfeita com servidores de alta capacidade… Parabéns a quem designou o blog e sua infraestrutura interna! 🙂

    Att,
    Carol L. Kasting
    Leader of Infrastructure,
    Development Microsoft.

    • Carolina, bom dia

      É, de fato, um grande orgulho para mim o reconhecimento de uma profissional de seu nível , ao trabalho do nosso blog. A designação do blog e infraestrutura interna são do Juan (meu filho do coração), um adolescente apaixonado por tecnologia. Os artigos criados por mim , recebem do Juan uma perfeita “tradução” do seu conteúdo na edição e toda a parte de suporte feita por ele.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

      • Olá,

        Uau! Essa eu não sabia, agora, acabo de verificar que ele possui também um site “TFX”, sensacional! Minha equipe aqui dos EUA ficou impressionada pela qualidade e rapidez no que ele faz o trabalho online.

        Continue assim Juan e Sonia, compartilhei o blog no meu facebook, so.cl e twitter! Além do mais, assinei a newsletter do Sonia Ideias e do TFX! 🙂

        Sucesso!

        Att,
        Carol L. Kasting
        Leader of Infrastructure,
        Development Microsoft.

        • Carolina, boa tarde

          Olha, posso lhe dizer sem medo de errar, que o Juan nasceu para trabalhar nesse segmento e vir a ser um profissional TOP (the best), pois, agora tendo somente 15 anos, ele é excelente no que faz. Obrigada por ajudar a divulgar nosso trabalho.
          Sucesso para você também!

          🙂 🙂 🙂

  • Contenido del blog Sensacional y generales de calidad (puestos) !!!

    • Iran, bom dia

      Fico feliz que tenha gostado e, espero que continue acompanhando nosso trabalho.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Ficou perfeito o artigo!
    A colaboração no Fórum, vídeo nos comentários (novo suporte em teu blog) ficou perfeito a conversa com os leitores – cada vez mais divertida e eficiente – carregamento bem rápido…

    • Realmente @Marcelly Custodio! Está mais dinâmico e divertido conversar com outras pessoas no blog, me lembro como se fosse ontem o lançamento do blog Sonia Ideias – 2013… 🙂

    • Marcelly, bom dia

      Bom amiga que, mais uma vez, tenhamos acertado em nosso trabalho. A cada dia que passa, também temos recebido muita colaboração de nossos leitores e, isso é ótimo.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Estas perfecto o artigo, como sempre…

    Parabéns pelo grandioso trabalho se sua equipa Sonia e Juan! 🙂

    • Paulo, bom dia

      A equipe eu e o Juan, estamos felizes por ter o nosso trabalho reconhecido.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Marcelo Augusto

    Ficou bem legal e interessante o assunto abordado – Videogames (de modo geral) e, bem aprofundado.. Está fantástico o Layout do seu blog e a velocidade pelo qual ele carrega, antes era bem lento, agora está bem melhor…

    😀

    Tudo de bom para vocês e sucesso!!!!

    • Sonia Maria Custodio

      Marcelo, boa noite

      Obrigada pelos comentários acerca do nosso trabalho. A melhoria da velocidade, se deve a alguns ajustes que fizemos.

      Tudo de bom para você também, com muito sucesso.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂