Corrupção, palavra plural

Segundo o dicionário, corrupção, significa “ação ou resultado de subornar uma ou várias pessoas”. Porém, digo que essa palavra, vai muito além dos significados dados pelo dicionário. O corromper, não é palavra singular, mas plural, sabem por quê? O ato de corromper, não se dá apenas pelo dinheiro, mas também pelas atitudes, maus exemplos e, até por conquistas visando envolver alguém para tirar proveito de seus sentimentos.

Corrupção. Palavra Plural
Fonte da imagem: Igepri News

Algumas pessoas apaixonadas, muitas vezes, são manipuladas e levadas a fazer coisas não muito éticas, em nome do “amor”. Vejamos: colocar o carro na calçada, avançar sinal, estacionar na vaga destinada a deficiente físico, estacionar em local proibido, furar fila em locais como, cinema, teatro, shows, entrada de estádio de football. As atitudes até aqui mencionadas, não envolvem dinheiro.

Entretanto, a falta de respeito e ética, são subornos de ordem moral, pois, são péssimos exemplos, em especial, para as crianças e adolescentes, que são e serão os futuros continuadores de nossa sociedade. E, me digam como repreender alguém, se tivermos a arrogância de acharmos que estamos isentos de corromper, apenas porque não pagamos a “famigerada” propina? Segundo o escritor Machado de Assis, “a vaidade é um princípio de corrupção”.

A vaidade pode até ser benéfica, quando a serviço de alguém que queira se superar e usar um talento para realizar algo de especial, ou aquela pessoa que cultiva sua imagem para estar bem consigo mesmo e perante os demais. Temos, ainda a corrupção de princípios, quando colocamos o dinheiro e, a ganância, acima dos valores morais. Agora, se adentrarmos no campo do dar dinheiro, utilizando-o para obter vantagem indevida para si ou para outrem…. bem, nesse caso, o efeito é devastador. O pagar “propina”, dá origem a um cem número de coias ruins.

Pessoas que têm seus direitos violados, todos os dias e, o que é mais grave, fazendo com que àqueles que não compactuam com tal prática, sejam extremamente prejudicados. Querem um exemplo: você vai a uma repartição pública para requerer um registro a fim de abrir um negócio. Porém, o documento que é seu por direito, lhe é negado dentro do prazo determinado por lei, com as mais estapafúrdias alegações, ou seja, é aquele “batido” recurso de criar dificuldade para vender facilidade.

Ocorre que, esta “senhora corrupção”, lamentavelmente endêmica em nosso país, faz com que os que se sentem vencedores (para aqueles que corrompem, se acham espertos), prejudiquem os que buscam seus direitos de forma correta. Com isto, perdemos todos, perde o país que não cresce, não conseguimos ver uma luz no fim do túnel. Devemos todos combater de todas as formas a corrupção, o suborno, para que todos possamos ganhar, fazendo valer o lema da nossa bandeira “Ordem e Progresso”, traduzindo, trabalho e desenvolvimento sustentável para Todos.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.