Corrupção, palavra plural

Segundo o dicionário, corrupção, significa “ação ou resultado de subornar uma ou várias pessoas”. Porém, digo que essa palavra, vai muito além dos significados dados pelo dicionário. O corromper, não é palavra singular, mas plural, sabem por quê? O ato de corromper, não se dá apenas pelo dinheiro, mas também pelas atitudes, maus exemplos e, até por conquistas visando envolver alguém para tirar proveito de seus sentimentos.

Corrupção. Palavra Plural
Fonte da imagem: Igepri News

Algumas pessoas apaixonadas, muitas vezes, são manipuladas e levadas a fazer coisas não muito éticas, em nome do “amor”. Vejamos: colocar o carro na calçada, avançar sinal, estacionar na vaga destinada a deficiente físico, estacionar em local proibido, furar fila em locais como, cinema, teatro, shows, entrada de estádio de football. As atitudes até aqui mencionadas, não envolvem dinheiro.

Entretanto, a falta de respeito e ética, são subornos de ordem moral, pois, são péssimos exemplos, em especial, para as crianças e adolescentes, que são e serão os futuros continuadores de nossa sociedade. E, me digam como repreender alguém, se tivermos a arrogância de acharmos que estamos isentos de corromper, apenas porque não pagamos a “famigerada” propina? Segundo o escritor Machado de Assis, “a vaidade é um princípio de corrupção”.

A vaidade pode até ser benéfica, quando a serviço de alguém que queira se superar e usar um talento para realizar algo de especial, ou aquela pessoa que cultiva sua imagem para estar bem consigo mesmo e perante os demais. Temos, ainda a corrupção de princípios, quando colocamos o dinheiro e, a ganância, acima dos valores morais. Agora, se adentrarmos no campo do dar dinheiro, utilizando-o para obter vantagem indevida para si ou para outrem…. bem, nesse caso, o efeito é devastador. O pagar “propina”, dá origem a um cem número de coias ruins.

Pessoas que têm seus direitos violados, todos os dias e, o que é mais grave, fazendo com que àqueles que não compactuam com tal prática, sejam extremamente prejudicados. Querem um exemplo: você vai a uma repartição pública para requerer um registro a fim de abrir um negócio. Porém, o documento que é seu por direito, lhe é negado dentro do prazo determinado por lei, com as mais estapafúrdias alegações, ou seja, é aquele “batido” recurso de criar dificuldade para vender facilidade.

Ocorre que, esta “senhora corrupção”, lamentavelmente endêmica em nosso país, faz com que os que se sentem vencedores (para aqueles que corrompem, se acham espertos), prejudiquem os que buscam seus direitos de forma correta. Com isto, perdemos todos, perde o país que não cresce, não conseguimos ver uma luz no fim do túnel. Devemos todos combater de todas as formas a corrupção, o suborno, para que todos possamos ganhar, fazendo valer o lema da nossa bandeira “Ordem e Progresso”, traduzindo, trabalho e desenvolvimento sustentável para Todos.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Achei sensacional o seu artigo Sonia! 🙂

    Parabéns!!!

  • Oi! Tentei comentar antes só que aparecia erro 500.19 e não publicava meu comentário…

    Bom, quero deixar meus parabéns por falar a verdade (outro lado, infelizmente) de nosso país! 🙁

    Porém, é algo que creio que irá melhorar…

    • Olá Pedro (Pedrinho), boa noite

      Olha, o Juan, já estava ciente do problema, mas já foi sanado. Concordo com você que devemos acreditar que vai melhorar, pois, se não acreditarmos, será o mesmo que decretarmos a derrota de toda uma Nação. Porém, além de acreditarmos na melhora, temos que fazer a nossa parte, começando por deixarmos de também (com atitudes anti-éticas) contribuirmos para alimentar a roda da corrupção.
      Abraços meu e do Juan!

  • Oi, Pedro (Pedrinho)

    Torcendo e “retorcendo” kkkk O Brasil vai ganhar essa Copa.!!!!

    Abraços mil

    🙂 🙂 🙂

  • Oi Sonia!

    Parabéns pelo artigo e pela nova foto (que adorei) ao lado de seu blog !!! 🙂 🙂

    Ah, comentei no site do teu filho!
    http://www.tfxbrasil.com/2014/06/tutorial-como-assistir-em-tempo-real-na-internet-os-jogos-da-copa-do-mundo.html#comment-2885

    Abraços!!

    • Oi Marcelly

      Fico feliz de saber que gostou do artigo e, também da foto!
      O Juan me mostrou o seu comentário e vai responder, logo.

      Abraços

  • Porque?

    Olá Sonita!!

    Vamos lá 🙂

    Porque você criou este post e mudou a foto ao lado?

    Resposta: Simples! 😀 A foto é porque você, aliás, teu filho escolheu! Já o post, é porque você acredita que o Brasil vai mudar para melhor sem essa coisa de corrupção…

    Shalom querida amiga e fã!

    O pessoal do Bradesco e da OAB em São Paulo te adora e lhe admira com TODO o respeito!!!

    AH! Ultimamente, tenho ficado “ocupado” e, além disso tenho somente acessado seu blog no meu iPhone, mais mesmo não podendo comentar por causa da correria do dia-a-dia. Acompanho todos os dias (24×7) o seu blog!!!

    Grande abraço de seu Admirado!
    Att,
    Marcos. 🙂

    • Porque?

      Estou aqui no Brazil há algum tempo….

      Volto quarta pra Portugal, Ai Jesussss!

      Vim ver o jogo se São Paulo, comprei o ingresso…

      Vosso nome é conhecido! 🙂

      • Marcos,

        Então , desejo um excelente regresso “à Santa Terrinha” (minha bisavó era portuguesa), o pá kkkk . Bom saber que meu nome é conhecido. E, está voltando para Portugal de vez, ou logo estará de volta ao Brasil?

        Abraços
        🙂 🙂 🙂

    • Olá, Marcos

      Shalom para você também! Olha, estava sentindo falta do seu comentário, em especial, acerca desse artigo, pois, como bom cabalista que somos, sabemos que devemos acreditar na melhora das coisas, pessoas e compartilhar as boas energias e, a crença de que sem corrupção, o Brasil pode melhorar muito, é uma delas. Fico feliz de saber que o pessoal da OAB/SP e do Banco Bradesco, igualmente, gostam de mim e do meu trabalho.
      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Adorei, cadê o Herval, Gabriel e o Juan?

    Queremos podcast!!!

    #SoniaPodcast

    • Olá , Daniel

      Bom ter gostado. Quanto ao Herval e Gabriel , estão bem e, o Juan, aqui ao meu lado.
      Quanto ao podcast, será publicado um novo, amanhã.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Adorei demais

  • Muito bom!!! É preciso que as pessoas se conscientizem quem ‘pequenas’ corrupções repercutem diretamente na nossa sociedade. Comprar CD pirata, jogar lixo no chão, não catar o cocô do seu cachorro, falsificar carteira de estudante, ter ‘gato-net’ em casa, comprar produtos de origem duvidosa, tudo isso estimula a criminalidade. São os hábitos diários e os exemplos que damos que dizem como será nossa sociedade no futuro.

    • Olá Giseli, “vizinha de sempre”

      Tudo o que escrevi acerca do tema, retrata exatamente, o que penso a esse respeito. Temos que ter em nosso cotidiano , atitudes éticas, pois, se não o fizermos, como iremos cobrar das nossas autoridades? O comportamento de cada um de nós, serve de exemplo a toda uma sociedade que, sem se conscientizar de sua responsabilidade, estará contribuindo de forma negativa para a formação de nossas crianças e jovens.
      Abraços
      🙂 🙂 🙂