Creative #01: Como a criatividade pode ajudar?

A criatividade é uma qualidade inerente aos comerciantes espertos, publicitários geniais, grandes atores, gênios da ciência e inventores, certo? A minha resposta é: NÃO. Todos, temos criatividade, em níveis diferentes, ou seja, uns mais outros menos, mas ela faz parte de nossa vida e, mesmo que não percebamos, nos acompanha até nas situações mais inusitadas.

Criatividade do cotidiano
Fonte da imagem: Movimento Criativo

Além disso, dependendo do momento, a criatividade pode ajudar alguém, a salvar a própria vida. Alguns dirão, que há um exagero nessa afirmação, mas basta vislumbrar a hipótese de alguém perdido em meio a uma imensa floresta, no meio do nada, para corroborar essa assertiva.

A pessoa nesse momento será levada a buscar uma saída, pois, sozinha, terá que criar meios para encontrar água – procurar àquele cipó salvador de onde poderá extrair água – usar gravetos para fazer uma fogueira e afastar animais ferozes que representem um perigo real a sua vida, bem como um mínimo que seja para se alimentar.

De acordo com Keith Sawyer, psicólogo e pesquisador, “absolutamente todas as pessoas do mundo podem ser mais criativas se seguirem apenas oito passos”, afirma. Bem vamos enumerar alguns desses “oito passos”, e extrair da lição de Keith Sawyer, um norte para aplicarmos na nossa vida.

1 – Faça a pergunta certa

Criatividade e Inovação
Fonte da imagem: Blog Sebrae

O psicólogo e pesquisador, conta algumas histórias, para exemplificar a primeira afirmação, cita os “primórdios da Starbucks e do Instragram”. Segundo ele, nenhuma dessas empresas seria o que é hoje, se os seus fundadores tivessem insistido em resolver os mesmos problemas que as outras empresas, ou seja, a criatividade os ajudou a se destacarem entre todos e, lhes deu uma liderança de sucesso em seus negócios.

Sempre ouvi falar que a imaginação criativa pode lhe render um belo êxito, porque a necessidade é a “mãe da invenção” e, essa máxima popular já demonstrou ser uma certeira alavanca para o caminho de soluções impensadas. Procurar fazer questionamentos de formas variadas, em torno de um mesmo problema, fará uma diferença extraordinária e poderá direcionar a pessoa para diversas “saídas” algumas até geniais!

2 – Torne-se um especialista

Inovação e Criatividade

Sempre ouvi meu pai falar que: “para ter sucesso é preciso criar algo diferente do que é feito pelos outros”. Em sua linguagem simples, meu pai, era um homem carente de muito estudo, mas muito inteligente e observador dos acontecimentos. Além disso, ele admirava as pessoas que venciam os obstáculos, usando a criatividade como base para o êxito.

Ele dava como exemplo, àquele cozinheiro que conseguia apenas se utilizando de arroz, “sobras” de legumes e carnes, criar uma receita capaz de agradar aos mais exigentes paladares, desse modo atraindo uma considerável clientela para o seu pequeno restaurante, frequentado inclusive por algumas figuras ilustres!

De acordo com Sawyer, “os criativos de sucesso não apenas gostam de saber das coisas, ele tem sede por isso” e, me atrevo a completar a ideia dele, afirmando que a curiosidade é prima/irmã da criatividade, pois, a curiosidade leva a pessoa a querer buscar mais e mais caminhos e a sede de saber a tentar novas saídas para recriar novas e, por vezes, brilhantes soluções.

Inovação e Criatividade

Nas redes sociais, em diversas “publicações”, vemos como a criatividade é latente não só nos adultos, mas também nas crianças e nos animais, os de estimação, alguns que de tão criativos nos deixam admirados com sua capacidade de nos fazer rir mesmo quando os vídeos postados não são feitos de forma profissional.

Os pesquisadores descobriram que pessoas que se classificam como sortudas tendem a perceber mais coisas do que as pessoas que se dizem infelizes. Posso afirmar, sem sombra de dúvida, ser verdadeira essa pesquisa, pois, convivi durante muitos anos de minha vida, com uma pessoa que sempre dizia:

“A nossa vida está aqui, apontando para o centro da testa e se criarmos imagens positivas e nos vermos conquistando o que queremos, com certeza, conseguiremos chegar aonde queremos”.

Essa pessoa, ao longo da vida, foi plena em suas conquista, se sentia feliz, independente de qualquer situação. Esse inspirador exemplo, vivenciei através das atitudes de minha mãe.

Inovação avançada
Fonte da imagem: Grupo Novo Conceito

Segundo ainda os pesquisadores, pessoas que se dize m infelizes, demoram a perceber as coisas, tendem a ser tensas e focadas em metas pequenas. As pessoas pessimistas e que se dizem esquecidas pela sorte – infelizmente conheço muitas delas – sentem-se incapazes de alçar vôos mais ambiciosos e, desperdiçam sua criatividade se lamentando.

Por favor, não caiam na armadilha da auto-sabotagem, que tira das pessoas a capacidade de reagir e superar obstáculos, deixando a criatividade de lado, pois, as pedras que encontramos pelo caminho, se não podem ser retiradas, podem ser contornadas e escaladas, desde que não desistamos dos objetivos e da deliciosa sensação de bem-estar que nos dá o sucesso.

3 – Brinque e finja

Inovação avançada
Fonte da imagem: ComVcAprendi

Se lembram que quando eram crianças, como era divertida a brincadeira do faz-de-conta, na qual dávamos “asas” nossa imaginação e criávamos verdadeiros contos de fada ou virávamos heróis nas mais variadas situações?

Pois bem, quando brincamos nos tornamos mais alegres e adquirimos uma leveza que nos acena com a criatividade de forma sensacional. Importante, não deixarmos morrer a criança que existe dentro de nós – sei é frase feita – mas perfeita para continuarmos a cultivar sonhos de sucesso e nos imaginarmos criando coisas extraordinárias que poderão beneficiar de forma concreta o nosso futuro e das pessoas com as quais convivemos.

Inventar uma maneira de melhorar o cotidiano de pessoas portadoras de algum tipo de necessidade especial! Aprender algo novo e passar adiante, creia-me, vai fazer você sentir que faz a diferença e como é bom crescer como indivíduo.

4 – Tenha muitas ideias

Inovação em 2016
Fonte da imagem: Gomes de Matos

Ideias e mais ideias, porque pensar não dói, não custa nada e poderá fazê-lo descobrir que tem em si talentos insuspeitos, que irão surpreendê-lo, fazendo-o descobrir que as suas ideias, podem ter um imenso valor. Além do mais, isso pode ser bastante divertido e prazeroso.

A sua casa, poderá lhe dar a chance de usar sua criatividade, e talvez faça você se descobrir um excelente decorador – olhe o ambiente em que vive – daí poderão surgir um cem número de interessantes descobertas, como por exemplo, àqueles móveis “empilhados” no quartinho da bagunça e que poderão ser recriados com uma nova “engenharia”, dando aos mesmos um lugar de destaque, na sua sala de estar, renovando com muito charme e estilo a decoração antes meio sem graça e um tanto o quanto insossa.

5 – Faça relações inusitadas

Inovação em 2016
Fonte da imagem: Ideias & Desafios

O neurocientista britânico Paul Howard-Jones, em estudo recente, pediu a algumas pessoas para criarem histórias dando-lhes apenas três palavras. As pessoas que receberam palavras não relacionadas, tais como “vaca”, “zíper” e “estrela”, inventaram histórias mais criativas.

E, na vida de muitas pessoas, não é justamente a mistura das diferenças, que resultam em relações exitosas, felizes e de longa duração. Não podemos esquecer, que os “opostos” se atraem e, por uma razão muito simples: encontramos no outro, qualidades e até mesmo defeitos que por se contraporem aos nossos, quebram a rotina, criam situações divertidas e dão um sabor todo especial a vida.

6 – Escolha as melhores ideias

Criatividade Modular
Fonte da imagem: Global Marketing

Quem veio até aqui nessa leitura, na qual, me permite inspirar em alguns dos passos sugeridos por Keith Sawyer, verá que um dos “ingredientes” indispensáveis, para o sucesso decorrente do exercício da criatividade, é a intuição. É, bem verdade que ELA funciona, desde que estejamos atentos e não a subestimemos.

Muitas da vezes, a intuição, é deixada de lado porque algumas pessoas creem que isso não funciona por considerá-la como excesso de imaginação ou coisa de gente “atrasada”. Ledo engano, pessoas guiadas pela intuição chegam ao confortável patamar da prosperidade, justamente, por confiarem o suficiente em si mesmas para seguir o caminho apontado pela intuição.

Pessoas formidáveis, usam a criatividade para alcançar conquistas fantásticas, descobrem ser dotadas de talentos para buscar beleza e arte onde muitos veem o feio e o grotesco. No mundo das artes, isso é mais comum do que pensamos.

Olhar o seu problema sob nova perspectiva, pode mostrar que a perda de alguma coisa ou de um alguém, pode fazer com que a pessoa se obrigue a um recomeço profissional, sentimental que paras sua surpresa, faça você descobrir que um novo emprego ou uma nova conquista.

Basicamente, é tudo o que você precisa para com inspiração e criatividade ser capaz de viver com mais alegria, leveza e criar asas para, como os pássaros se aninhar em um mundo de muito aconchego, alimentando sua vida com a tão acalentada sensação de que para ser feliz, precisa ser também livre na sua escolha para compartilhar com outra pessoa a sua nova realidade.

E você, é criativo? Diga nos comentários! 🙂

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Genial!
    Adorei pelo modo escrito este post!

    parabéns!!

    • Sonia Maria Custodio

      Lucas, boa tarde

      Obrigada

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • É uma GRANDE verdade, onde têm-se pensamento positivo e confiança, sempre há sucesso. Não é atoa que, as empresas que mais lançaram produtos e/ou ideias criativas se destacaram e ganharam como consequência muito dinheiro.

    Os posts Nature do blog é um exemplo, vocês se destacam por isso, e, devem ganhar uma boa remuneração (rsrsrs)….

    Tudo de bom pro blog e sucesso para você!

    • Sonia Maria Custodio

      Gabriel, boa noite

      É que quando usamos nossa criatividade da melhor forma possível, contribuímos para a melhoria de nossa vida e, das pessoas a nossa volta, de toda uma sociedade.

      Abraços e muito sucesso para você também.

  • Pedro Gouvea

    Oi SONIA! Tudo bem?

    Adorei também este post; nos mostra com total clareza que a criatividade é também a alma do negócio, seja ele de qual for o segmento – nossa peguei pesado, kkkk… mais é verdade mesmo!

    Parabéns e sucesso para você e o Juan (seu filho)! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Pedro, boa noite

      É, não pegou pesado , foi autêntico e verdadeiro. O seu incentivo é sempre positivo.

      Agradecemos e desejamos sucesso para você também.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Bruno Machado da Silva

    Só tenho que concordar com os comments acima, o seu blog possui uma qualidade fora de sério. Sério mesmo. Boa Sexta para vc e melhoras em qualquer seja os problemas; que aparecem na nossa vida. Mais que no final o blog crescerá ainda mais, pode ter certeza!!!

    Ah, uma #Dúvida, de onde surgiu o nome “Sonia Ideias”? 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Bruno, boa noite

      O seu comentário, contém uma enorme sensibilidade. Os problemas, fazem parte da caminhada, servem para nos fortalecer, para que possamos encontrar o caminho para a melhor solução. A sua torcida pelo crescimento do blog, nos anima e nós dá mais responsabilidade para que mantenhamos a qualidade do trabalho.
      O nome foi uma inspiração do meu filho, Juan!

      Abraços e muito sucesso para você!
      🙂 🙂 🙂

  • Marcelly Custodio

    É né amiga Sonia Maria, o blog está cada vez melhor… Evoluiu MUITOOOOO desde 2013. Parabéns!.

    • Sonia Maria Custodio

      Marcelly, boa noite

      Amiga , se depender da sua torcida e dos demais leitores, o blog, ficará cada vez melhor!
      O evoluir, é tudo de bom em nossas vidas, sempre. E, com o nosso trabalho, não é diferente. Obrigada.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • A cada artigo novo que vejo no seu blog fico cada vez mais impressionado e, pode ter certeza, vou divulgar para meus amigos e vou acessar com frequência na semana, serei seu leitor “fidelizado”, pois os posts aqui publicados são de suprema e máxima qualidade.

    Boa tarde para vc!

    • Sonia Maria Custodio

      André, boa noite

      Os artigos, bem como a edição, enfim, o blog como um todo, são um conjunto de esforços para darmos o melhor de nós aos que nos leem, Obrigada por reconhecer e divulgar o nosso trabalho.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Mauro Sergio Vieira Colina

    Muito bacana!

    • Sonia Maria Custodio

      Mauro, boa noite

      Obrigada por acompanhar e reconhecer o nosso trabalho.