Egoísmo, será ele o grande vilão?

Às vezes me pego refletindo porquê, estamos vivendo em um Mundo com tantos conflitos, muita tecnologia (ótima ferramenta quando bem utilizada), pouco diálogo, incertezas, desencontros (muitos), vejo pessoas se sentindo injustiçadas, isoladas em si mesmas. Agora, sejamos francos, não estaremos sendo egoístas ao nos fecharmos para o outro?

Mazelas do Egoísmo Tudo Sobre
Fonte da imagem: Revista Crescer

Infelizmente, estamos vivendo um tempo em que desaprendemos a arte do compartilhar, tipo: se estamos trabalhando e auferindo um excelente salário e, alguém, pede ajuda para conseguir um emprego, quantos de nós tentamos ajudar? E, se estamos conduzindo um veículo, ingerimos álcool, mesmo sabendo que a bebida diminui os reflexos, muitos não se preocupam com as consequências, devido a isso, quantas vidas ceifadas e famílias destruídas!

O som alto em horário tardio (pode estar incomodando os vizinhos), estacionar sobre a calçada sem pensar nos pedestres – você é pedestre também – igualmente, estacionar ocupando mais de uma vaga, furar fila, marcar hora e chegar atrasado (o trânsito do Rio não está fácil), tem que pedir desculpas pelo atraso – se colocar no lugar do outro, não tira “pedaço”.

Perturbar a aula (professor e colegas, merecem respeito), acessar rede social no cinema, com àquela “luzinha” insuportável, batendo no rosto do cidadão na poltrona ao lado, ficar no celular, tablet, etc… Isto também ocorre quando a outra pessoa está falando e você nem aí (falta de educação e respeito). A moral da história, … se está bom para mim, … que se “dane” o outro.

Gente, de verdade, será o egoísmo o vilão, ou seremos nós que estamos deixando de lado àquelas sábias regrinhas de convivência e que nos afasta, muitas vezes, daqueles que mais amamos, abrindo o caminho para o isolamento, pois, ser sozinho é uma opção. Entretanto, ser solitário, acho que não. O isolamento pode criar uma barreira perigosa, onde vivemos em função apenas do nosso “mundinho”, fazendo somente o que nos dá prazer.

Porém, mais adiante, poderemos procurar à nossa volta, querendo uma palavra amiga, carinho e, descobrir muito tarde, não ter absolutamente NINGUÉM, somente o vazio, o nada. Abrir mão de querer se bastar, e pensar no outro, pode nos mostrar um caminho muito melhor, descobertas maravilhosas e, com alguma SORTE, um grande AMOR!

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Porque?

    Porque você criou este artigo exatamente hoje e sobre este assunto?

    Resposta> Porque você foi “guiado” por alguém que lhe deu a magnífica idéia e, ainda quer somente o seu bem, seja a sua família ou qualquer amigo (de verdade!) próximo de você.

    Shalom!
    Att,
    Marcos.

    • Sonia Maria Custodio

      Marcos, boa noite

      A ideia do tema, foi do meu filho do coração, JUAN, que é meu grande incentivador e, tenho certeza que quer o meu bem , tanto quanto quero o dele!

      Shalom !

  • Gostei muito do post, pois trata-se de uma grande verdade que estamos vivenciando em pleno século 21.

    Sucesso para o blog!!

    • Sonia Maria Custodio

      Frederico, boa noite

      Infelizmente, essa é uma triste realidade. A minha mãe sempre dizia “O egoísmo , ainda vai acabar com a humanidade” e, isso há muitos anos, mas ela sempre me ensinou que o melhor caminho, é cultivar o desejo de compartilhar!

      Obrigada pelos votos de sucesso e, da mesma forma, desejo o mesmo a você também!

  • adorei! vc só traz dicas boas,parabens!!!!

    • Sonia Maria Custodio

      Pedrinho, boa noite

      Fico alegre que você tenha gostado. Quanto às dicas, são ditadas pela minha sensibilidade e vivência, pois, sempre procurei compartilhar e, mesmo que não receba da mesma forma, o dar e receber , ainda é a melhor forma de cultivar uma vida melhor!

      Abraços

  • desde o ano passado virei seu leitor fidelizado,, seu conteúdo e muito bom,, reporta sobre diversos assuntos,, aliás, a ideia do nome do seu blog é perfeito com o nicho do mesmo,,isto é,”sonia ideias”,,ideias de diversas coisas do nosso dia-a-dia ou cotidiano. tudo de bom sonia!!

    • Sonia Maria Custodio

      Carlos, boa noite

      Bom saber que você é meu fiel leitor, isto é um estímulo a mais para continuar. A ideia do nome do blog, foi do Juan (meu enteado e filho do coração), que ainda é o editor das matérias e junto comigo seleciona a “trilha sonora” do podcast .

      Tudo de bom para você também!

  • Olá Sonia,

    Muito bom o novo artigo do seu blog! Continue assim, trazendo informações relevantes e que, possam trazer um conhecimento e, de certo modo, reflexão por parte da sociedade.

    Sucesso!
    Atenciosamente,
    Juan de Souza.

    • Sonia Maria Custodio

      Juan, boa noite

      A grande verdade é que , você despertou nesta mãe “postiça” uma vontade de há muito latente, e que saiu do mundo das hipóteses, para se tornar realidade.

      Obrigada por você estar na minha vida!

  • I liked the depth of your blog article! Your blog is perfect, I am from New York and I’m your biggest fan from NY.

    Big hug!!

    • Sonia Maria Custodio

      Hi, Cristopher

      Thanks a lot. I’ m very happy because you liked my blog article!

      Big hug for you too!

  • Olá, sou seu leitor há algumas semanas por indicação de amigos aqui em Manaus e, gostei e continuo gostando do seu blog, na minha opinião (#particularmente), acho que seu blog é o melhor no qual já acessei até hoje, gostei muito desta foto ao lado do Rio de Janeiro, combina com o blog. Desejo que você cresça neste mundo “virtual” e, o que eu puder fazer para lhe ajudar (#compartilhando) que estiver em meu alcance, pode ter certeza (#sem dúvidas) que farei! Boa Noite e até mais!

    • Sonia Maria Custodio

      Yuri, boa noite
      Fico feliz em saber que você os seus amigos gostam dos meus artigos. Conheço Manaus, cidade cheia de encantos , culinária excelente e natureza exuberante. A foto, retrata um dos pontos turísticos do meu Rio de que mais gosto. A sua torcida pelo meu trabalho me mostra que estou no caminho certo. O desejo de compartilhar , me acompanha desde a infância , ensinamento da minha amada mãe, que sempre procurou ajudar as pessoas de todas as formas possíveis. Aproveitando sua vontade de ajudar, a melhor maneira será divulgando entre as pessoas o blog (me perdoe a ousadia), para que façamos todos uma grande “rede” , cultivando o amor fraterno. Ajudar , pelo simples prazer de fazê-lo, é a única saída para melhorar o mundo.

      • #Compartilhado! 🙂

        • Sonia Maria Custodio

          Boa tarde, Yuri

          Grata pelo compartilhamento!

  • Loved Blog, Posten, und den Gegenstand! Wirklich sehr gut

    • Sonia Maria Custodio

      Hi, Saymon

      Thanks a lot!

  • Gostei do conteúdo e design do seu blog! O pessoal aqui do Escola Nova (Gávea) te adora! 😛

  • Sonia Maria Custodio

    Olá, Felipe

    Bom saber que gosta do meu blog. A Escola Nova (que fica na Rua onde já morei e, que amo até hoje), é uma escola de excelência e, saber que o vocês me adoram, é tudo de bom.

    Abraços para você e a todos seus colegas!