9 Ilhas que surgiram recentemente no mundo

A natureza, assim como o ser humano, muitas vezes faz com que ocorra uma transformação em grau tão elevado, que desta “revolução” nasce uma nova vida, ainda mais surpreendente, se isso é possível. A afirmação pode ser comprovada, através do surgimento de nove ilhas sobre as quais irei discorrer.

1- Hunga Tonga

Ilhas que surgiram no século XXI
Imagem/Reprodução: IBTimes UK

O vulcão submarino entrou em erupção no final de 2014, pela segunda vez em menos de 5 anos, e uma nuvem de fumaça saindo do oceano Pacífico, se transformou em uma ilha rochosa com quase 2 quilômetros de comprimento e 90 metros de altura. Passado um mês do início da erupção, a ilha se juntou a outra já existente na região. Após dois meses, ainda estava aquecida e atraia aves, que começaram a fazer seus ninhos.

2 – Sholan e Jadid

Ilhas que surgiram no Planeta Terra
Imagem/Reprodução: IBTimes UK

No Mar Vermelho temos o arquipélago de Zubair e que pertence ao Iêmen. No ano de 2011 surgiu a pequena ilha de Sholan depois de 25 dias de uma erupção vulcânica submarina. Em 2013, surgiu Jadid no mapa, após 54 dias de erupção. Ambas, diminuíram de tamanho, em decorrência da erosão advinda das ondas e do vento.

3 – Nishinoshima

Ilhas que surgiram no Planeta Terra
Imagem/Reprodução: IBTimes UK

Em novembro de 2013, uma erupção, criou a pequena ilha de Niijima, situada a mil quilômetros ao sul de Tóquio, no Japão. Até o final de 2016, ela se fundiu à ilha de Nishinoshima, que se originou com a erupção deste mesmo vulcão em 1970. A ilha, teve o seu tamanho original triplicado e, a expansão da lava foi registrada até outubro de 2015.

4- Zalzala Koh

Zalzala Koh Island Ilha Recente
Imagem/Reprodução: NBC News

No ano de 2013, no Paquistão, a província de Baluchistan, sofreu um terremoto de 7,7 graus na escala Richther que deixou um trágico rastro de destruição. Porém, esse fenômeno da natureza, teve como consequência o aparecimento de uma pequena ilha de lama perto da cidade portuária de Gwadar, causada pela emissão de gás metano que empurrou para cima parte do fundo rochoso e lamacento do mar. Conhecida no lugar como de Zalzala Koh, ou “Montanha do Terremoto”, e existe a previsão de que ela irá desaparecer em pouco tempo, depois do esfriamento do gás que a originou.

5 – Home Reef

Ilha Home Reef Curiosidades
Imagem/Reprodução: All That Is Interesting

Trata-se de uma ilha temporária, pois, ao longo dos últimos anos, surgiu e desapareceu várias vezes. A ilha, é causada por erupções vulcânicas perto de Tonga e emergiu pela última vez em 2006, tendo desaparecido inteiramente cerca de 2 anos depois. Em 2015, ocorreu uma erupção, que poderia ter resultado em um ressurgimento da ilha, o que não ocorreu.

6 – Norderoogsand

Ilha Norderoogsand Informações e Curiosidades
Imagem/Reprodução: All That Is Interesting

No ano de 2003, um banco de areia começou a surgir no Mar do Norte, na costa alemã. Dez anos depois, já ocupava o espaço de 30 acres, (unidade de medida) abrigando mais de 50 espécies diferentes de plantas e pássaros. O fato pitoresco, é que esse tipo de ilha, surgido de bancos de areia, tende a desaparecer depois de tempestades mais severas, o que ainda não ocorreu com a Noderoogsand.

7- Tugtuligssup Sarqardlerssuua

Tudo sobre Tugtuligssup Sarqardlerssuua
Imagem/Reprodução: AGU Blogosphere

Na Groenlândia, a geleira Steenstrup, recuou cerca de 10 quilômetros nos últimos 60 anos, face às mudanças climáticas. Tal acontecimento revelou ilhas escondidas na camada de gelo, entre elas a Tugtuligssup Sarqardlerssuua, que poderia ser comparada a uma âncora para a geleira. Atualmente, sem essa espécie de calço, a geleira tende a recuar mais rapidamente, mostrando a possibilidade de outras ilhas que podem estar escondidas na Groenlândia.

8 – Kavachi

Ilha Kavachi Curiosidades
Imagem/Reprodução: Solomontime

É um dos vulcões submarinos mais ativos do oceano Pacífico e deu origem à ilha do mesmo nome pelo menos nove vezes desde 1939. A última delas de que se tem conhecimento, emergiu em 2002, mais foi erodida (ato de sofrer erosão) por ondas em menos de um ano. As erupções de 2004, 2007 e 2014, não conseguiram recriá-la, mas segundo creem os oceanógrafos, isso é uma questão de tempo. O que restou das antigas ilhas, serve como abrigo para inúmeras espécies, inclusive de tubarões e arraias, que enfrentam as águas quentes e ácidas em torno do vulcão.

9 – Roomba

Ilha Roomba Curiosidades
Imagem/Reprodução: NBC Bay Area News

Na Califórnia (EUA), o lago Pinto presenciou um fenômeno estranho depois das tempestades causadas pelo El Niño, no começo de 2016. É que um pedaço de meio acre de área úmida coberta de árvores se soltou de um dos lados do lago e ficou flutuando em suas águas. Os moradores da região cunharam um nome para a ilha flutuante de Roomba, que se alojou em um banco de terra e deverá se fixar no mesmo ou possivelmente poderá se desintegrar, se não lograr criar raízes.

Diante de tantos “surgimentos” de ilhas, não há como negar que as transformações criadas pela imensa capacidade da natureza, podem e devem servir como inspiração para acreditarmos que a cada dia que passa, os seres humanos, se quiserem, também podem usar esse exemplo, para se recriarem fazendo de suas vidas e de toda uma sociedade algo inovador e muito melhor. E, sair da mesmice sempre é bom, porque toda a transformação pode nos servir como lição de vida, e nos levar a um aperfeiçoamento, nascido da decisão de vencermos as nossas imperfeições.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Lucas Andrade

    Sensacional! Continue assim Sonia! Seus artigos são fenomenais! Meus parabéns, novamente! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Boa tarde, Lucas
      Obrigada, mais uma vez. O seu incentivo, é um excelente motivo para que eu procure
      me aprimorar sempre, a cada vez que escrevo um artigo. Abs.