Nature #04: Aventura Gelada

Estamos aqui, mais uma vez, em uma aventura totalmente nova, para falar sobre a nossa amada natureza. Dessa vez, a nossa “viagem”, começará pelo Polo Norte, depois passará pela Antártida, com uma breve mas excitante passagem pela vida dos habitantes desses continentes gelados, tão pouco conhecidos da maioria dos seres humanos.

Aventura no Gelo Natureza
Imagem/Reprodução: National Geographic

O Polo Norte é a região que se localiza no extremo Norte de um planeta. É o lugar onde o eixo imaginário, diferente do eixo de rotação do planeta, corta a superfície. O interessante é saber que todos os planetas e satélites possuem um Polo Norte Verdadeiro ou Geográfico e um Polo Norte Magnético, que não está de forma preponderante perpendicular ao eixo de translação – temos como o exemplo na Terra aonde forma um ângulo de 23º,5 e em Urano 90º.

O Polo Norte, ártico ou boreal é um dos pontos marcados nas cartas da superfície terrestre em que a latitude (coordenada geodésica) é igual a 90º. Porém, não devemos confundi-lo com o polo geomagnético norte, que se acha no hemisfério boreal, ou ártico, em local diferente.

Apesar de muitos pensarem ao contrário, o Polo Norte é muito mais quente do que o Polo Sul, porque está cercado por um oceano que atua como um reservatório de calor. Por mais incrível que possa parecer, no inverno, que começa em janeiro a temperatura do Polo Norte pode variar de -43 a -26º C, com uma média de -34 º C. A temperatura média no verão, que se inicia em julho, fica em torno de 0º C.

Aventura no Gelo Natureza
Imagem/Reprodução: National Geographic

Existe um estudo recente, que foi financiado pela União Européia e publicado pela Geophysical Research Letters, mostrando que a espessura média do gelo diminuiu nos últimos anos. Como não poderia deixar de ser, a redução do gelo do mar tem como sua causa principal um fenômeno muito conhecido, tão temido quanto falado, o aquecimento global.

E para piorar as coisas, recentemente, cientistas previram que o Polo Norte pode derreter, entre 2030 e 2050. Em 15 de dezembro de 2008, a série de televisão canadense The Daily Planet relatou que a calota de gelo poderia derreter até 2014, ou seja, a cada ano que passa o homem com suas intervenções desastrosas no planeta, está causando um mal irreparável.

Neve Aventura Natureza
Imagem/Reprodução: National Geographic

Não podemos deixar de mencionar um animal igualmente importante que consegue despertar a nossa curiosidade pela seu porte e por ser incomum encontrá-los em lugares – comuns: o urso-polar, maior carnívoro terrestre, o urso-de-kodiak (Ursus arctos middendorff), ocupa o segundo lugar sendo o mais robusto que o polar, mas um pouco menor em estatura.

O urso-polar tem é enorme e encorpado, muito semelhante ao urso-pardo, exceto por não possuir protuberância nos ombros. E outro ponto a ser ressaltado, é a existência de grande oscilação no tamanho dos ursos em diferentes regiões geográficas devido a existência de uma variação clinal de Spitzenberg onde os ursos são menores, ao estreito de Bering  onde são maiores.

A pelagem, em geral, tem uma aparência branca, podendo adquirir um tom amarelado no verão, face à oxidação provocada pelo sol ou até cinzenta ou castanha, dependendo da estação do ano e das condições da iluminação. Porém, a pele, é preta, bem como o focinho e os lábios, mas o pelo é incolor devido a falta de pigmento e, a aparência branca, resulta da luz se refletindo a partir dos pelos transparentes. Os ursos, são animais fortes e igualmente belos, muito admirados.

Aventura no Gelo Natureza
Imagem/Reprodução: National Geographic

Se nos reportarmos ao que preceitua o direito internacional, nenhum país detém atualmente o Polo Norte ou a região do Oceano Ártico como um dos seus territórios. A Rússia, Canadá, Noruega, a Dinamarca (através da Groenlândia) e os Estados Unidos (através do Alasca), estão limitados a uma zona econômica exclusiva de 200 milhas náuticas (aproximadamente 370 km) em torno de suas costas.

Em outra parte do planeta vemos a Antártida, que no Brasil é conhecida por Antártica, é o mais meridional dos continentes e um dos menores, com uma superfície de catorze milhões de quilômetros quadrados. Ela rodeia o polo Sul, razão pela qual está quase completamente coberta por enormes geleiras (glaciares) exceção feita a algumas zonas de elevado aclive nas cadeias montanhosas e à extremidade norte da península Antártica.

É o continente mais frio, mais seco, com a maior média de altitude e de maior índice de ventos fortes do planeta. A temperatura mais baixa da Terra (-89,2 ºC) foi registrada nesse continente, sendo a temperatura média da costa, durante o verão, de apenas -10 º C e, no interior do continente, é de -40 ºC.

Aventura no Gelo Natureza
Imagem/Reprodução: National Geographic

No tocante a questão jurídica, a Antártica está submetida ao Tratado da Antártida, pelo qual as várias nações que reivindicavam territórios no continente, tais como: Argentina, Austrália, Chile, França, Noruega, Nova Zelândia e Reino Unido, concordam em abrir mão de suas pretensões, para abrir o continente à exploração científica.

A atitude desses países, é muito auspiciosa, porque abre as portas da ciência para novas descobertas que sinto, serão extremamente benéficas, podendo servir para ajudar a minimizar os efeitos das agressões que veem sendo impostas a natureza pelo ser humano.

O pinguim que para mim é uma ave muito charmosa e graciosa, pertence a espécie Spheniscidae, não voadora, característica do Hemisfério Sul, encontrada ainda em outros lugares como: Antártida e ilhas dos mares austrais, encontrado à Terra do Fogo, Ilhas Malvinas e África do Sul. Ao contrário do que muitos pensam, não é apenas em regiões polares que essas charmosas aves são encontradas.

Aventura no Gelo Natureza
Imagem/Reprodução: National Geographic

Existem também espécies que habitam nos trópicos como por exemplo, o pinguim-das-galápagos. Essas aves se alimentam, basicamente, de pequenos peixes, krill e outras formas de vida marinha. Entretanto, são vítimas de animais predadores, tais como: orcas e focas-leopardo.

E, uma outra característica do pinguim, é ser uma ave marinha excelente nadadora, podendo chegar a nadar com uma velocidade de até 45 km/h, passando a maior parte do tempo na água. Os pinguins, serviram inclusive de inspiração para filmes produzidos pelos estúdios Walt Disney, tais como: Frozen (2013) Madagascar 1, 2 e 3, todos de grande êxito junto ao público.

Assim como os pinguins, os ursos polares serviram de inspiração as artes, como por exemplo, Jake, o Urso Polar – personagem muppet da série Animal Show, uma série de televisão infantil feita com fantoches e exibida no Animal Planet.

Apesar das ameaças a que estão sujeitas essas espécies, inspiradoras de filmes, séries de TV, revistas em quadrinhos, para citar apenas alguns exemplos, creio firmemente que ainda é de tempo de tentarmos reverter esse quadro a fim de os animais possam ser salvos não só para o bem deles, como também para de todo o Planeta Terra e de todos nós, porque sem eles, o nosso mundo se tornará pior.

Saiba mais: Confira a Série #Nature na íntegra!

Avaliem o Nature #04 nos comentários! 🙂
Próximo episódio: Nature #05: O Mundo Subterrâneo…

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Pedro Gouvea

    Muito bom, parabéns blogueira! 🙂

  • Lucas Andrade

    Show! 🙂

    Aguardando o próximo…

    • Lucas Andrade

      Update: kkkkk, já li e comentei o #nature 05. 🙂

      • Sonia Maria Custodio

        Lucas, boa tarde

        Você é um dos nossos grandes incentivadores, sempre acompanhando nosso trabalho.

        Abraços

        🙂 🙂 🙂

  • Está perfeito blogueira… Seu blog é referência nesse assunto, parabéns!!!

    • Sonia Maria Custodio

      Cintiah, boa tarde

      Grata por nos incentivar.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Muito bom..

    • Sonia Maria Custodio

      Carlos Eduardo, boa tarde

      Obrigada

  • Espetacular!!! Continue assim Sr. Juan e Sra. Sonia! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Daniel, boa noite

      Bem vindo ao nosso blog e, agradecemos pelo incentivo!

      Abraços
      🙂 🙂 🙂