Nature #09: Montanhas

As montanhas, mais uma dessas maravilhas criadas pelo Supremo Arquiteto do Universo. Acima de nós, às vezes, algumas inatingíveis e que mesmo que pareçam intransponíveis, conseguem ser escaladas, como acontece com certos obstáculos que são colocados em nosso caminho vida afora. Confira mais uma grande e emocionante aventura na íntegra! 🙂

Montanhas Nature Brasileiro
Fonte da imagem: National Geographic

ELAS, são grandes obras criadas pela mãe natureza, mas se tornaram desafios maiores para os alpinistas, amantes do perigo e atraídos pela adrenalina que os instiga nessa aventura fantástica e que tem muito de imprevisível, pelo perigo oculto nessa jornada, que pode ter um resultado surpreendente.

Como em todas as aventuras que presenciamos até o momento do #Nature, não é novidade afirmar que, temos como meta alcançar o pico desses montes, listando com maiores informações. Além disso, as altitudes de cada uma delas serão especificadas, ao lado de seus respectivos nomes. Então, vamos lá! 😉

1 – Monte Everest – 8.848 metros

Monte Everest
Fonte da imagem: National Geographic

O Monte Everest, é a montanha mais alta do mundo, e também a mais famosa de todas sobre as quais iremos discorrer. A sua fama, se estendeu de tal forma, que chegou aos estúdios cinematográficos de Hollywood . Em 2007, o filme “No ar rarefeito, morte no Everest”, mostrou as belezas e armadilhas de quem ousa enfrentar esse desafio.

O Monte Everest, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizado na fronteira entre o Nepal e a China. A primeira vez que foi escalada, em 1953 representou um feito e tanto, devido a altitude . A face norte, é a mais difícil e, a sul, a mais fácil.

Para se ter uma ideia, em 2013, cerca de 4042 pessoas escalaram o Monte Everest e, o custo para obter a permissão para fazê-lo, é de vinte e cinco mil dólares com o acompanhamento de um guia. A taxa de êxito nessa escalada é de apenas 30% (trinta por cento).

2 – K2 – 8.611 metros 

K2 Montanha
Fonte da imagem: National Geographic

O K2, é a segunda montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira de Karakoram, e está localizado na fronteira entre o Paquistão e a China. Essa foi escalada pela primeira vez, em 1954.

3 – Kanchenjunga – 8.586 metros

Montanha Kanchenjunga
Fonte da imagem: National Geographic

Kanchenjunga, é como podem ver pela sua altura, a terceira montanha mais alta do mundo e, tal como o Monte Everest, faz parte da Cordilheira do Himalaia, mas localizada na fronteira entre o Nepal e a Índia. Foi escalada pela primeira vez em 1955.

4 – Lhotse – 8.516 metros

Montanha Lhotse
Fonte da imagem: National Geographic

Lhotse, é quarta mais alta do mundo, igualmente da fazendo parte da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1956.

5 – Makalu – 8.485 metros

Montanha Makalu
Fonte da imagem: National Geographic

É a quinta montanha mais alta do mundo, faz parte ainda da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1955.

6 – Cho Oyu – 8.188 metros

Montanha Cho Oyu
Fonte da imagem: National Geographic

É a sexta montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1954.

7 – Dhaulagiri – 8.167 metros

Montanha Dhaulagiri
Fonte da imagem: National Geographic

É a sétima montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1960.

8 – Manaslu – 8.163 metros

Montanha Manaslu
Fonte da imagem: National Geographic

É a oitava montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1956.

9 – Nanga Parbat – 8.125 metros

Nanga Parbat Montanha
Fonte da imagem: National Geographic

É a nona montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Paquistão. Foi escalada pela primeira vez em 1953.

10 – Annapurma – 8.091 metros

Montanha Annapurma
Fonte da imagem: National Geographic

É a décima montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1950.

De acordo com as informações que colhemos, a maior parte dessas montanhas, localizam-se nas Cordilheiras do Himalaia e do Karakoram, na região norte da Índia, sul da China (Tibete), Paquistão, Nepal e Butão. O fato é que, todos os picos com mais de 7.000 metros de altitude, estão situados na Ásia Central, no rectângulo definido pelo Noshaq (7.492 metros).

10 Montanhas pelo Mundo
Fonte da imagem: National Geographic

Embora algumas partes do mundo, em especial as mais montanhosas, nunca tenham sido cartografadas em detalhes, é pouco provável que possam existir montanhas, que superem em altitude àquelas aqui mencionadas, Os satélites tem sido usados para estimar as altitudes até em locais inacessíveis, o que pode ser considerado para corroborar essa assertiva.

Entretanto, não podemos ignorar o fato de que, altitudes e/ou proeminências podem ser corrigidas, e a ordem dos cumes poderá sofrer mudanças e, até mesmo poderão surgir outras montanhas para compor essa lista ao longo do tempo. A relação inclui todos os picos que superam os 7.200 metros de altitude de que se tem conhecimento.

Aqui cabe ressaltar o fato de que, algumas das montanhas, não estão abertas ao público. Apenas algumas pessoas, devidamente autorizadas, têm acesso a esses locais, em especial, por uma questão de segurança.

Montanhas Artigo Especial
Fonte da imagem: National Geographic

Agora, aos corajosos e que tenham o espírito de aventura mais latente, as “portas” dessas esplêndidas montanhas estão abertas para levá-los ao Paraíso, e com a conhecida tendência que muitos temos em corrermos riscos em muitas áreas de nossas vidas.

Inclusive, até no lado sentimental – por vezes fazemos de conta que não vemos o perigo e mergulhamos de cabeça, sem para-quedas, montanha abaixo procurando um companheiro ideal, mesmo pressentindo que podemos chegar ao final da descida em cima de uma areia movediça.

Boa sorte aos audazes e destemidos que se propuserem a “embarcar” nessa viagem acima, rumo ao desconhecido desejando, no mínimo, fazer algo tão inusitado que fará com que àquele “friozinho” na barriga, transmita a sensação de serem os donos do mundo.

Bônus: Melhores Imagens da National Geographic:

Encerramos a nossa grande aventura por aqui… Até a próxima! 😉

Saiba mais: Confira a Série #Nature na íntegra!

Avaliem o Nature #09 nos comentários! 🙂
Próximo episódio: Nature #10: Lugares Incríveis do Mundo…

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Marcelly Custodio

    Muito bonita as vistas dessas montanhas…

    Grande abraço Sonita! – haha 😉

    • Sonia Maria Custodio

      Marcelly, boa noite

      Olá amiga, bom saber que mais uma vez acertamos.

      Abraços mil

      🙂 🙂 🙂

  • Lucas Andrade

    Estava só esperando, kkkk, recebi por notificação no Facebook. Mais enfim, vamos a minha opinião, que já deve ser óbvia, kkkkk, Excelente!!!!!!Nota 10!. Essa foi e será a melhor série já criada no blog, você a criou? E, quando volta os tradicionais e adorados erros de gravação e o podcast? 😉

    • Sonia Maria Custodio

      Lucas, boa noite

      Bom saber que você fica na expectativa para ler os artigos e, acima de tudo gosta do conteúdo. O tema da série Nature, foi uma sugestão do Juan – editor do blog. Ele acertou em cheio, quando a sugeriu para mim. O próximo podcast estará disponível dia 09 – 3ª feira.
      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Os pontos mas altos do mundo são obras divinas, o ser humano já as encontrou…

    • Sonia Maria Custodio

      Rodrigo, boa noite

      Ainda bem que os seres humanos conseguiram encontrá-las.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • a primeira vez que visito este site,com tantas belezas que encontrei aqui,voltarei aqui varias outras vezes,meus parabens aos altores deste site maravilhoso,muito legal mesmo,um abraço pessoal.

    • Sonia Maria Custodio

      Margarete, boa noite

      Seja bem vinda ao nosso blog. Esperamos que sempre a tenhamos como nossa leitora.
      Obrigada pelo carinho.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Estava só esperando dar 00:00 para ver o #Nature, olha, mais perfeito impossível. Parbéns Sonia!!!!

    Aguardando o 10, …

    • Sonia Maria Custodio

      André, boa noite

      Obrigada por, a cada dia, incentivar o nosso trabalho. O #Nature 10, será publicado no dia 12 deste mês.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Estou de volta no seu blog Querida Sonia.

    Ficou maravilhoso o post sobre as Montanhas de vários pontos do mundo, ao que pude observar, trata-se de uma lista super-legal sobre as respectivas Montanhas em ordem de altura. Isso é… Sensacional, parabéns, você teve uma ótima ideia, sem dúvidas…

    Sonia Ideias é sinal de sucesso e, o que depender de mim, o sucesso já está garantido!

    Super Abraço e ótimo trabalho!! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Bióloga Helena, boa noite

      O seu comentário, é tudo que as pessoas que fazem o seu trabalho com amor, como o fazemos, nos enche de orgulho. O nosso empenho, é no sentido de fazermos a diferença, passando às pessoas a nossa visão do mundo acrescentado um algo mais.

      Abraços mil, sucesso para você em todos os setores de sua vida.
      🙂 🙂 🙂

  • Muitooo Bom! Sem palavras, > 😮

    • Sonia Maria Custodio

      Juan, boa noite

      Muito obrigada!

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Fabuloso, fabuloso mesmo a qualidade em que você “redigi” os artigos e as imagens estão show! Continuem assim, o próximo nature sai sexta-feira que vem?

    • Sonia Maria Custodio

      Marcos, boa noite

      Vamos continuar nos empenhando, cada vez mais, para darmos ao nosso trabalho, a qualidade, que os que leem nossos artigos merecem. O próximo Nature será publicado dia 12 de dezembro – sexta-feira.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Ficou super-mega-show!!! Simplesmente demais, o #nature 10 sobre “lugares incríveis do mundo” deve ficar show, vindo de uma equipe tão profissional como vcs!

    • Sonia Maria Custodio

      Márcio, boa noite

      Obrigada pelo reconhecimento do nosso trabalho. O #nature 10, será publicado no dia 12 de dezembro e, esperamos que seja tão bem acolhido como os demais.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Ficou perfeito Sonia, melhor impossível! Quando chega o #Nature 10?

    Grande abraço,
    Thati Timbó.

    • Sonia Maria Custodio

      Thatiana, boa noite

      A ideia é essa, fazer com que nosso trabalho seja cada vez melhor. O #Nature 10, será publicado no dia 12 de dezembro.

      Abraços mil.
      🙂 🙂 🙂

  • Ficou muito relevante para, inclusive, guias e organizadores de expedições locais e/ou regionais. Completando, parabéns blogueira Sonia!

  • Sonia Maria Custodio

    Alex, bom dia

    Obrigada pelo incentivo ao nosso trabalho.

    Abraços

    🙂 🙂 🙂

  • Lucas Andrade

    Galera, vamos subir a hashtag #VoltaPodcast nos comentários do Nature 9! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Olá Lucas, tudo bem?

      Estamos estudando uma edição de Podcast, para ainda este mês, mais próximo do final do ano.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Marcelly Custodio

    É mesmo Querida Sonia, esse mês temos podcast? #VoltaPodcast.

    • Sonia Maria Custodio

      Olá, Marcelly

      Como venho colocando para os fãs do Podcast, há uma previsão de retorne até o final de dezembro.

      Abraços mil

      🙂 🙂 🙂

  • Yuri Timbó

    Aodrei o Nature 09; muito bom mesmo! Hoje (quarta) comecei a ouvir as gravações – podcasts e, realmente são espetaculares. Tenho duas perguntas em mente:

    1. Quando chega o Nature 10?
    2. Quando volta os Podcasts?

    Grande abraço blogueira!
    #voltapodcast

    • Sonia Maria Custodio

      Yuri, boa noite

      Legal você ter gostado do Nature 09 e, desculpe por estar respondendo com atraso. O Nature 10, está disponível hoje e, o Podcast deve voltar até o final deste mês.

      Abraços mil para você

      🙂 🙂 🙂

  • Olá Sonia, acompanho seu blog há algumas semans… Conheci através do TFX… Esses dias, escutei todos os podcasts no meu iPhone enquanto estava no Metrô da Grande São Paulo, e estou sentindo falta dos podcasts, kkkk… Quando está previsto para sair um podcast???

    Abraços!!

    • Sonia Maria Custodio

      Teilor, boa tarde

      Olha, estamos estudando para programar um Podcat ainda este mês, mais provavelmente
      antes da “virada” do ano. Aliás , o site TFX e, o blog, são editados pela mesma pessoa: o
      Juan , meu filho do coração.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • それを追加しました! hastagの追加、ハハ…

    #VoltaPodcast

    • Sonia Maria Custodio

      Olá, tudo bem?

      Estamos programando para retornar com o Podcast, até o final deste mês!

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • É mesmo, boa ideia @Lucas Andrade#VoltaPodcast

    • Lucas Andrade

      Obrigado, @André Mattos! #VoltaPodcast

    • Porque?

      Olá Vossa sra. Sonia e Sr. Juan! Tudo Bem?

      -> Porque muitas pessoas estão pedindo (actualizando/solicitando) o podcast (acima)?
      Resposta: Porque somos fãs de um conteúdo tão divertido e variado. Te adoramos! 🙂

      Ah, antes que eu me esqueça de adicionar a linha: #Voltapodcast..

      Att,
      Marcos.

      • Sonia Maria Custodio

        Marcos, boa noite

        A equipe do blog fica muito honrada por saber que é tão admirada, mas quanto ao Podcast voltará até o final deste mês.

        Abraços

        🙂 🙂 🙂

  • Eu também estou sentindo “Saudade” – I Miss You Podcast, kkkk… #VoltaPodcast

    • Sonia Maria Custodio

      Marcelo, boa noite

      O Podcast, está previsto para voltar até o final deste mês.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Olá Sonia/Juan!

    Estou aqui de Portugal e, concordo com teus leitores. Vossa equipa estará produzindo podcasts tão breve?

    Abraços e Sucessos!

    #VOLTAPODCAST

    • Sonia Maria Custodio

      Olá, Paulo Faustino

      Portugal está nos enviando suas boas energias através dos que aí residem e isto é excelente. No tocante ao Podcast, estamos estudando para editá-lo até o final de dezembro.

      Abraços e sucesso para você também!

      🙂 🙂 🙂

  • Pedro Gouvea

    Venho aqui para parabenizar o seu trabalho fantástico Sonia e Juan; amanhã tenho certeza de que o #Nature10 deve estar um espetáculo, hoje, às 00:00 vou conferir o novo artigo. Foi uma fantástica invenção, uma vez que, a série é exclusiva do “Sonia Ideias”. Novamente, parabéns e, tudo de bom hoje e sempre!!!!

    Grande abraço! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Olá Pedro

      Obrigada, muito obrigada mesmo por nos incentivar e acompanhar o nosso trabalho de forma tão carinhosa.

      Abraços e tudo de bom para você ao longo de toda a sua vida.

      🙂 🙂 🙂

  • Olá Professora Sonia, sim, professora sonia, pois sempre nos ensina coisas ao nosso redor de uma maneira muito simples e legal. Parabéns mesmo, que continue assim o seu maravilhoso trabalho de sua equipe! Tudo de muito bom para ti!

    • Sonia Maria Custodio

      Olá Pedro

      Olha fico muito lisonjeada pela maneira como vê o nosso trabalho. Quanto a ensinar é apenas o desejo de compartilhar as minhas “descobertas” com os que me leem e, ainda uma maneira de também aprender com vocês.

      Abraços e, tudo de bom para você também!