Nature #09: Montanhas

As montanhas, mais uma dessas maravilhas criadas pelo Supremo Arquiteto do Universo. Acima de nós, às vezes, algumas inatingíveis e que mesmo que pareçam intransponíveis, conseguem ser escaladas, como acontece com certos obstáculos que são colocados em nosso caminho vida afora. Confira mais uma grande e emocionante aventura na íntegra! 🙂

Montanhas Nature Brasileiro
Fonte da imagem: National Geographic

ELAS, são grandes obras criadas pela mãe natureza, mas se tornaram desafios maiores para os alpinistas, amantes do perigo e atraídos pela adrenalina que os instiga nessa aventura fantástica e que tem muito de imprevisível, pelo perigo oculto nessa jornada, que pode ter um resultado surpreendente.

Como em todas as aventuras que presenciamos até o momento do #Nature, não é novidade afirmar que, temos como meta alcançar o pico desses montes, listando com maiores informações. Além disso, as altitudes de cada uma delas serão especificadas, ao lado de seus respectivos nomes. Então, vamos lá! 😉

1 – Monte Everest – 8.848 metros

Monte Everest
Fonte da imagem: National Geographic

O Monte Everest, é a montanha mais alta do mundo, e também a mais famosa de todas sobre as quais iremos discorrer. A sua fama, se estendeu de tal forma, que chegou aos estúdios cinematográficos de Hollywood . Em 2007, o filme “No ar rarefeito, morte no Everest”, mostrou as belezas e armadilhas de quem ousa enfrentar esse desafio.

O Monte Everest, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizado na fronteira entre o Nepal e a China. A primeira vez que foi escalada, em 1953 representou um feito e tanto, devido a altitude . A face norte, é a mais difícil e, a sul, a mais fácil.

Para se ter uma ideia, em 2013, cerca de 4042 pessoas escalaram o Monte Everest e, o custo para obter a permissão para fazê-lo, é de vinte e cinco mil dólares com o acompanhamento de um guia. A taxa de êxito nessa escalada é de apenas 30% (trinta por cento).

2 – K2 – 8.611 metros 

K2 Montanha
Fonte da imagem: National Geographic

O K2, é a segunda montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira de Karakoram, e está localizado na fronteira entre o Paquistão e a China. Essa foi escalada pela primeira vez, em 1954.

3 – Kanchenjunga – 8.586 metros

Montanha Kanchenjunga
Fonte da imagem: National Geographic

Kanchenjunga, é como podem ver pela sua altura, a terceira montanha mais alta do mundo e, tal como o Monte Everest, faz parte da Cordilheira do Himalaia, mas localizada na fronteira entre o Nepal e a Índia. Foi escalada pela primeira vez em 1955.

4 – Lhotse – 8.516 metros

Montanha Lhotse
Fonte da imagem: National Geographic

Lhotse, é quarta mais alta do mundo, igualmente da fazendo parte da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1956.

5 – Makalu – 8.485 metros

Montanha Makalu
Fonte da imagem: National Geographic

É a quinta montanha mais alta do mundo, faz parte ainda da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1955.

6 – Cho Oyu – 8.188 metros

Montanha Cho Oyu
Fonte da imagem: National Geographic

É a sexta montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1954.

7 – Dhaulagiri – 8.167 metros

Montanha Dhaulagiri
Fonte da imagem: National Geographic

É a sétima montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1960.

8 – Manaslu – 8.163 metros

Montanha Manaslu
Fonte da imagem: National Geographic

É a oitava montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1956.

9 – Nanga Parbat – 8.125 metros

Nanga Parbat Montanha
Fonte da imagem: National Geographic

É a nona montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Paquistão. Foi escalada pela primeira vez em 1953.

10 – Annapurma – 8.091 metros

Montanha Annapurma
Fonte da imagem: National Geographic

É a décima montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1950.

De acordo com as informações que colhemos, a maior parte dessas montanhas, localizam-se nas Cordilheiras do Himalaia e do Karakoram, na região norte da Índia, sul da China (Tibete), Paquistão, Nepal e Butão. O fato é que, todos os picos com mais de 7.000 metros de altitude, estão situados na Ásia Central, no rectângulo definido pelo Noshaq (7.492 metros).

10 Montanhas pelo Mundo
Fonte da imagem: National Geographic

Embora algumas partes do mundo, em especial as mais montanhosas, nunca tenham sido cartografadas em detalhes, é pouco provável que possam existir montanhas, que superem em altitude àquelas aqui mencionadas, Os satélites tem sido usados para estimar as altitudes até em locais inacessíveis, o que pode ser considerado para corroborar essa assertiva.

Entretanto, não podemos ignorar o fato de que, altitudes e/ou proeminências podem ser corrigidas, e a ordem dos cumes poderá sofrer mudanças e, até mesmo poderão surgir outras montanhas para compor essa lista ao longo do tempo. A relação inclui todos os picos que superam os 7.200 metros de altitude de que se tem conhecimento.

Aqui cabe ressaltar o fato de que, algumas das montanhas, não estão abertas ao público. Apenas algumas pessoas, devidamente autorizadas, têm acesso a esses locais, em especial, por uma questão de segurança.

Montanhas Artigo Especial
Fonte da imagem: National Geographic

Agora, aos corajosos e que tenham o espírito de aventura mais latente, as “portas” dessas esplêndidas montanhas estão abertas para levá-los ao Paraíso, e com a conhecida tendência que muitos temos em corrermos riscos em muitas áreas de nossas vidas.

Inclusive, até no lado sentimental – por vezes fazemos de conta que não vemos o perigo e mergulhamos de cabeça, sem para-quedas, montanha abaixo procurando um companheiro ideal, mesmo pressentindo que podemos chegar ao final da descida em cima de uma areia movediça.

Boa sorte aos audazes e destemidos que se propuserem a “embarcar” nessa viagem acima, rumo ao desconhecido desejando, no mínimo, fazer algo tão inusitado que fará com que àquele “friozinho” na barriga, transmita a sensação de serem os donos do mundo.

Bônus: Melhores Imagens da National Geographic:

Encerramos a nossa grande aventura por aqui… Até a próxima! 😉

Saiba mais: Confira a Série #Nature na íntegra!

Avaliem o Nature #09 nos comentários! 🙂
Próximo episódio: Nature #10: Lugares Incríveis do Mundo…

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.