Nature #13: As Maravilhas de Yosemite

E, mais uma vez, vamos lá percorrer o “universo” chamado natureza e adentrar nos aspectos mais inspiradores, para refletirmos sobre a beleza criada pelo Supremo Arquiteto do Universo. Temos a nossa volta “telas” inspiradoras que nos levam a sonhar e imaginar um mundo melhor, aonde obras de arte magníficas estão ao alcance de todos.

Parque Yosemite, Califórnia
Imagem/Reprodução: National Geographic

Dessa vez, vamos passear por um dos parques mais belos e pouco conhecido pela maioria de nós, mas que passou a ser tornou mais visível graças ao sistema operacional da Apple, o Mac OS X Yosemite, lançado em meados de 2014.

Vamos fechar os olhos, e abrir o nosso coração sutil, para viajarmos mentalmente por tamanha beleza, vamos nos permitir nos isolarmos de tudo à nossa volta, esquecer o mundo real, as tristezas, decepções e agruras do dia a dia, porque a partir desse momento somente a beleza e somente ela, passará a nos interessar.

O Parque Nacional de Yosemite (em inglês: Yosemite National Park), é um parque nacional norte-americano localizado nas montanhas da Serra Nevada, no estado da Califórnia, nos condados de Mariposa e Tuolumne. Para se ter uma ideia, o parque cobre uma área de 3.081 km2, estando a sua altitude compreendida entre os 600 e os 4.000 metros.

Yosemite Guia Completo
Imagem/Reprodução: National Geographic

O parque de Yosemite recebe a visita de cerca de 3 milhões de visitantes por ano, grande parte somente para ver o vale de Yosemite, mas no parque existem muitas outras atrações, pois, é reconhecido internacionalmente pelos seus espetaculares desfiladeiros de granito, cascatas, arroios claros, bosques de sequoias gigantes e grande biodiversidade, que lhe valeram a designação de Patrimônio Mundial em 1984.

Saiba Mais: Clique aqui e confira em vídeo o parque!

Yosemite é considerado um dos parques nacionais mais belos dos Estados Unidos e é pleno em atrativos naturais, com seus bosques de sequoias, rios, cachoeiras, montanhas imponentes e vida selvagem. Aliás, vida selvagem, significa para mim, vida intocada, inexplorada e por isso capaz de renovar nosso espírito e nos colocar em contato com o que há de melhor no nosso imaginário e, quem disse que viver um pouco fora da realidade é proibido?

Yosemite Lagoa Parque
Imagem/Reprodução: National Geographic

Pelo contrário, creio que nossa vida se torna mais leve e feliz quando nos permitirmos adentrar no mundo dos sonhos e de uma doce imaginação e, esse Parque, tem o condão de realizar isso. Podemos caminhar pelos seus mais de 1.400 quilômetros de trilhas e, quanta beleza, encontraremos pelos seus caminhos “recheados” de atrativos.

E, como não poderia deixar de ser, iremos ressaltar alguns desses atrativos, senão vejamos:

1 – O de ser um dos mais antigos dos Estados Unidos e, pode ter sido o primeiro do país. Em 1864 o presidente americano Abraham Lincoln assinou um decreto que transformava o Vale de Yosemite e as Florestas de Mariposa County com Áreas de Proteção Natural. O título de Parque Nacional só veio oito anos depois, em 1872.

2 – O Parque ficou mundialmente conhecido pelas lentes do renomado fotógrafo americano Ansel Adams, grande admirador da natureza e que registrou com sua câmera toda a magnificência do lugar.

3 – O Vale de Yosemite é um vale com muitos desníveis. A altitude varia entre os 600 m (nível do mar) no leito do Rio Merced, até os 4.000 m de altitude no cume do Monte Lyell. Igualmente, nas trilhas, existem diferenças de altura.

4 – O Parque possui mais de 250 espécies de vertebrados, onde se incluem peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. E, um dos habitantes mais famosos é o Grizzly, uma espécie de urso que vive na região. A diversidade de espécies é explicada pelo fato de estar a área muito protegida. O lugar possui vegetação de alta montanha e mais de 1.300 espécies endêmicas.

5 – A palavra nativa original para o Vale de Yosemite foi “Ahwahnne”, que significa “ugar de bocas escancaradas”, por se reportar a suas imensas cachoeiras. A maior cachoeira dos Estados Unidos e da América do Norte está dentro deste parque.

Bônus: Melhores Imagens:

E não sei quanto a vocês, mas eu já estou quase de malas prontas rumo a esse Paraíso que, confesso, era por mim desconhecido. A grandiosidade desse lugar encantado, me dá a certeza de que, por mais que existam pessoas empenhadas em destruir a natureza com seu desamor, no caso de Yosemite, o empenho do povo americano amante da natureza, faz da preservação do lugar uma realidade e um exemplo a ser seguido por todos.

Saiba mais: Confira a Série #Nature na íntegra!

Com informações: Gold Trip
Avaliem o Nature #13 nos comentários! 🙂

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.