Nature #15: As belezas naturais de Toscana

A verdade é que, desde a mais tenra idade sempre me senti atraída pelas viagens, por conhecer lugares, pessoas, culturas, idiomas diferentes. Porém, alguns países mais do que outros, aguçavam a minha curiosidade como dois deles que se situam no continente europeu: França e Itália. Neste Nature escolhi a Itália, país cujo idioma é conhecido como a “linguagem do amor”, mas vou destacar uma cidade em especial, Toscana.

Toscana Belezas Naturais
Imagem/Reprodução: National Geographic

Pelos caminhos da cidade podem ser feitas caminhadas ecológicas como o Trekking, caminhadas com rotas, outras mais direcionadas à saúde física como o Nordik walking, em bastões usados para apoio durante o trajeto e é nesse caminho “alternativo” que a partir de abril até o final de outubro haverá nos parques toscanos o “Walking Festival”, também conhecido como “Festival del Camminare”. A beleza dos caminhos vale por nos colocar longe do estresse a que somos submetidos diariamente.

Saiba Mais: Clique aqui e confira em vídeo Toscana!

Temos ainda os paraísos do litoral dessa magnífica cidade. O mais incrível é que tal beleza, é uma das menos conhecida dos brasileiros. Versilia, ao norte, até a costa da Maremma, ao sul, passando pelas ilhas, tudo é magnífico. Pela Via Aurelia – antiga estrada que liga França e Roma – é a melhor maneira de contemplar um mar límpido, pequenos portos, enseadas e florestas de pinheiros, que completam o cenário.

Toscana Belezas Naturais
Imagem/Reprodução: National Geographic

Enfim, chegamos a Livorno, para iniciarmos nosso itinerário. A partida é o antigo porto protegido pela Fortezza Vecchia e recomendo uma ida até a Terrazza Mascagni, onde existe belíssimo panorama do Arquipélogo Toscano e da Córsica.

E que tal descobrir a Toscana “clássica“, entre história e amor pelo vinho (faz bem ao corpo e dá leveza ao espírito). Chianti é território pleno: poético, vinho excelente, ou seja, pura emoção. Comecemos a percorrer a antiga estrada Chiantigiana na qual temos a Radda in Chianti que são casas de pedra, com cipreste que parecem guardar a estrada até Greve in Chianti, o reino do “fiasco” – que são típicas garrafas de vinho revestidas de palha.

Toscana Paisagens Tour
Imagem/Reprodução: National Geographic

Garfagnana que é um território situado entre os Alpes Apuanos e os Apeninos Tosco-Emilianos. Pequenas cidades medievais, com lugares bastante incomuns como a Grotta del Vento, o Parque dell’Orecchiella e incontáveis preciosidades. A cidade principal é a igualmente bela Castelnuovo Garfagnana, que rivaliza com a célebre Rocca do XI em torno da qual, mais tarde foi construído o complexo fortificado.

Toscana Paisagens Tour
Imagem/Reprodução: National Geographic

Val d’Orcia, terra mágica, com esplêndidos vilarejos, história etrusca(povos que viviam em vilarejos) e termas. Nesta cidade encontramos uma infinidade de ciprestes que acompanham os viajantes ao longo do caminho. A estrada, cortando as terras de Siena de oeste a leste e une a Val d’Orcia e Val di Chiana é um mirante de um dos mais locais da Toscana.

E que tal um passeio a cavalo? O chamado turismo “equestre” na Toscana tem o objetivo de nos fazer conhecer os traçados das Estradas do Vinho, que são percursos internos de lugares com forte vocação vinícola, com adegas e empresas agrícolas e, como apreciadora de vinhos, especialmente, esse roteiro me encanta.

Toscana Paisagens
Imagem/Reprodução: National Geographic

Arquipélago Toscano – maravilhosas ilhas, verdadeiro paraíso, que dá ao turista a escolha entre mergulhar no azul do mar cristalino ou simplesmente relaxar em praias caraíbicas. Nos portos principais, existem várias empresas que programam excursões em barcos e mini cruzeiros.

Toscana Paisagens
Imagem/Reprodução: National Geographic

O Argentario, promontório mais alto da costa toscana, antiga ilha calcária, com o continente inclui a Lagoa de Orbetello, uma das áreas úmidas mais importantes da Itália, que é protegida por uma Reserva Regional e por um Oásis da WWF, pela sua riqueza natural e a qualidade da fauna, que estão entre as mais relevantes colônias de aves.

Toscana Valdichiana
Imagem/Reprodução: National Geographic

O Valdichiana parece feito sob encomenda para os ciclistas, pois, cada passeio no Sentiero della bonifica, une natureza e história. O caminho é ideal para ir de bicicleta ou a pé e são 62 km que unem Arezzo e Chiusi, permitindo o conhecimento da história pela água, precioso bem para esses lugares.

Sugiro ainda, uma visita ao Museu Cívico de Sansepolcro à Madonna del Parto na igreja de Santa Maria em Momentana de Monterchi, obras que fizeram a história da arte. E, como não só de apreciar e nos deleitarmos com arte é o bastante para uma viagem, recomendo que experimentem as delícias enogastronômicas da região de Arezzo ao longo da Estrada do Vinho di Arezzo.

Saiba mais: Confira a Série #Nature na íntegra!

Com informações: National Geographic
Avaliem o Nature #15 nos comentários! 🙂

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.