Nature #19: Incríveis piscinas naturais no Chile

O Chile, que conheci em uma viagem que fiz há alguns anos é, sem dúvida alguma, um país que além de possuir uma natureza exuberante, tem também um povo hospitaleiro e que gosta particularmente dos brasileiros. É o tipo de país que você pensa sempre: um dia quero voltar lá. Entretanto, existem alguns lugares excepcionais, que ainda não tive o prazer de visitar, mas pesquisar não deixa de ser uma maneira de conhecer lugares, nunca antes navegados. Por isso vamos juntos conhecê-los, digamos, de uma forma inusitada.

Artigo especial sobre as belezas naturais do Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

A  região chilena, é uma grata surpresa, desde Valparaíso a Patagônia, desertos,florestas, montanhas, cachoeiras, gêiseres  e lagos, com uma imensa diversidade, com destaque para as piscinas naturais, com água doce de sobra para quem gosta de praticar esporte ou apenas mergulhar. Nesta região encontramos fantásticas cavernas de mármore, formações naturais no meio de um dos lagos pelos quais iremos “viajar“.

1 – Gêiser El Tatio

Incríveis belezas naturais do Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

É o maior campo de gêiseres do Hemisfério Sul e terceiro maior do mundo fica no Chile. El Tatio, que significa O avô, é um campo de elevação com altitude de 4.200 metros, dentro da Cordilheira dos Andes. E, foi um privilégio que tive ao vê-la de dentro do avião onde viajava, graças a perícia do comandante que conseguiu se aproximar, o suficiente, para sentir àquele “friozinho” gostoso de aventura, na barriga. Colunas de vapor e águas quentes impressionantes.

2 – Cachoeira Laja

Incríveis belezas naturais do Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

Situada na região de Bio Bio, já foi um local de culto para os araucanos. Pode ser acessada a pé, composta por quatro quedas, incluindo o ponto mais alto, com altura de 35 metros. Além do prazer de nadar, podem ser realizados passeios a cavalo, caminhadas e a pratica de rafting (descer as corredeiras).

3 – Los Molles

Belezas incríveis naturais do Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

O lugar é ideal para os amantes da pesca e do mergulho. Los Molles, se situa na região de Valparaíso, a 187 quilômetros da capital. É uma área de preservação, mantendo os animais protegidos, principalmente, os ameaçados de extinção, que podem ser vistos pelos visitantes.

4 – Embase El Yeso

Belezas do Chile para conhecer
Imagem/Reprodução: National Geographic

É um reservatório na Cordilheira dos Andes, região metropolitana de Santiago, possui uma capacidade de 250 milhões m³, sendo uma das principais fontes de água potável para a metrópole. As águas frias são muito utilizadas para a pesca e o windsurf.

5 – Lago Carrera (Cavernas de Mármore)

Paisagens naturais do Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

As incríveis cavernas de mármore chilenas, ficam em lugar chamado Bem. O lago General Carrera tem 200 de água, com uma superfície de 978 quilômetros quadrados, na região da Patagônia, junto à vizinha Argentina.

6 – Lago Villarrica

Belezas do país Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

Na época do verão, o lugar é literalmente tomado pelos praticantes de vela, caiaque e esqui aquático. O lago, com 25 quilômetros de extensão fica próximo à cidade de Pucon, Villarrica, e ao vulcão Villarrica.

7 – Bahia Inglesa

Incríveis belezas naturais do Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

O litoral, mesmo isolado, impressiona pelo contraste entre a água azul turquesa, a areia branca e as rochas negras, tudo rodeado por um  extenso deserto, a 5 quilômetros de Caldera. Se você for daqueles que, mesmo deslumbrado por esse cenário que lembra um cenário de cinema, dependendo da praia escolhida, poderá pescar, praticar windsurf, kitesurf e vela. O que não faltam são opções.

8 – Los Ojos del Salar

Lugares inacreditáveis no Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

Literalmente, dois “olhos” no meio do deserto de sal e que formam lagos de água doce com formato redondo que de tão perfeitos, parecem ter sido desenhados à mão. Situados a 32 km de San Pedro de Atacama, dá para passear também por outros dois lagos: a Laguna de Cejar e a Laguna Tebenquiche.

9 – Lago Nordenskjold

Natureza fantástica do Chile
Imagem/Reprodução: National Geographic

A primeira vista, o nome leva a crer que o lugar se situe na Islândia, mas trata-se de um lago chileno e fica dentro do magnífico Parque Nacional Torres Del Paine, no sul do Chile. O encantamento do lugar não se limita tão somente a paisagem deslumbrante, caminhando o visitante poderá ter a grata surpresa ao se deparar com a fauna e a flora e ainda verá de perto suas águas coloridas e encantadoras.

10 – Lago Llanquihue

Chile - Incríveis belezas Naturais
Imagem/Reprodução: National Geographic

É o segundo maior lago do  Chile e está em uma área de 860 quilômetros quadrados, rodeado de praias que são muito procuradas para piquiniques, campings e esportes aquáticos.

Agora, usemos a imaginação para “viajarmos” pelos belos e encantadores paraísos pouco conhecidos do Chile e que sirva de estímulo para buscarmos chegar a eles, em um futuro não muito distantes. Boa viagem para todos nós que amamos curtir um dos melhores lados da vida.

Nos vemos no próximo #Nature com a continuação!
Deixem seus comentários e compartilhem com os amigos! 🙂

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Mauro Sergio Vieira Colina

    Excelente artigo! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Boa tarde, Mauro

      Obrigada por prestigiar o nosso trabalho.