Nature #21: As maravilhas do Ceará

O nordeste, é sem dúvida alguma, uma grata surpresa e motivo de orgulho para nós brasileiros. Dentre as belezas dessa região, destaco o litoral cearense, que em si encerra um mundo de praias deslumbrantes dignas de receberem o nome de Paraíso. Venha conferir conosco essas maravilhas naturais!

1 – Pedra Furada, Jericoacoara

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

Badalada, principalmente, entre os jovens que praticam esportes, tais como wind e kitesurfe. A temporada desses esportes, se inicia em julho e atrai turistas e moradores que se reúnem na Duna do Pôr do Sol. E, há também a caminhada até a famosa Pedra Furada, onde o sol aparece no meio do buraco.

2 – Canoa Quebrada, Ceará

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

Durante alguns anos, foi o local preferido pela comunidade hippie, pois, representava para eles um refúgio pela sua imensa tranquilidade. Porém, perdeu muito dessa tranquilidade, pois, foi tomada pela imensa quantidade de turistas atraídos por tanta beleza incomum, por ter em suas praias falésias avermelhadas.

3 – Praia de Tatajuba, Camocim

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

Antigamente, no local, havia uma vila que foi soterrada pelas dunas da margem direita. Porém, mais tarde, do outro lado do rio Tatajuba surgiu a atual vila de pescadores. Para se chegar deve-se utilizar buggy ou veículos com tração nas 4 rodas. Após pegar a balsa do rio Coreaú, é necessário percorrer 22 km em uma estrada de areia e dunas. A praia se assemelha ao paraíso, tal o sossego tão cultuado por aqueles que querem curtir um lazer pleno de paz.

4 – Beach Park, Fortaleza

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

É quase uma “parada obrigatória”, para quem vai a Fortaleza. Localizado à beira-mar, o parque aquático é diversão garantida para toda a família, com atrações para todos os gostos: leves, moderadas ou radicais. O campeão da adrenalina, entre os toboáguas, o Insano, com descida de 41 metros de altura atinge a surpreendente velocidade de 105 quilômetros por hora. Entretanto, há que se ressaltar que no período de férias, o visitante deverá estar disposto a praticar o dom da paciência, porque irá se deparar com filas imensas.

5 – Praia do Futuro, Fortaleza

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

Bastante extensa, com faixa de areia larga e mega barracas. Sem dúvida alguma, das praias urbanas de Fortaleza, que conheci, é uma das mais bonitas e a qual pretendo rever. Piscinas com escorregadores, toboáguas, playgrounds e recreação. A estrutura das barracas, é uma das melhores que existem, razão pela qual atraem um imenso número de turistas. Nessa praia, dá até para esquecer da vida, passar horas tomando uma cervejinha e comendo deliciosos petiscos em frente a esse imenso mar. À noite, bailes de forró , garantem a continuação da diversão.

6 – Falésias do Morro Branco, Beberibe

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

Seja pelo prazer de conhecer uma praia “diferente”, seja por lembrar as paisagens de filmes de cowboy, o turista irá se surpreender com a arte local, onde poderão ser adquiridas lembrancinhas para presentear os amigos, bem como comprar belas garrafinhas de artesanato feitas de areia colorida que, além de uma beleza incomum, posso afirmar, se mantém lindas anos afora, pois, quando lá estive comprei para mim e, até hoje, conserva o mesmo charme como no dia que a adquiri, a muitos anos atrás.

7 – Guajiru, Trairi

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

É uma praia com menos movimento do que as citadas anteriormente. Em se tratando de tranquilidade e lugar pacato, para quem pensa apenas em descanso e pretende fugir do frenesi da badalação, não tem outra igual. Possui um pequeno número de pousadas, mas nada fica a dever em beleza, com coqueiros e dunas brancas.

8 – Praia Lagoinha, Ceará

Maravilhas do Ceará no Brasil
Imagem/Reprodução: National Geographic

Formada por falésias, dunas e coqueiros, Lagoinha é uma das praias mais belas do Ceará. Os principais bares, restaurantes e pousadas ficam num centrinho e, apesar de não ser tão preservada quanto era há alguns anos, o lugar é paradisíaco. Tudo isso, sem a muvuca das praias mais centrais.

Conhecer as praias cearenses, é mais do que fazer turismo, é ter a certeza de que a vida vale a pena ser vivida, para quem curte a natureza em sua total plenitude.

Nos vemos no próximo #Nature!
Deixem seus comentários e compartilhem com os amigos! 🙂

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Mauro Sergio Vieira Colina

    Show!!!!

    • Sonia Maria Custodio

      Mauro, boa tarde
      Grata por acompanhar e prestigiar o nosso blog, pois, o trabalho, é realizado com muito amor e respeito aos nossos leitores.

    • Sonia Maria Custodio

      Obrigada pelo incentivo. Fico feliz quando meus leitores gostam dos artigos.