Timidez: um grande desafio a se vencer

E, lá estava eu com meus louros cabelos, presos em longas tranças, olhos arregalados, olhando aquele bando de crianças, gritando, pulando, cantando com toda àquela alegria própria da inocência, cheia de vontade de estar fazendo parte da “festa“, mas cadê a coragem para participar?

Desafios da Timidez em nossas Vidas
Imagem/Reprodução: Scary Mommy

Ah! a bendita timidez, travando, segurando meus movimentos, que me deixava longe dos meus quase companheiros de folguedos. Timidez ou medo? Pois bem, mais tarde, já na vida adulta, compreendi que, timidez e medo, são sensações bem próximas, que nos impedem de crescer, vencer, ser feliz, tanto no pessoal quanto no profissional.

Porém, não há nada nessa vida, mais forte do que esses sentimentos, quando compreendemos que ser feliz depende muito do nosso desejo de superarmos os obstáculos, provarmos para nós mesmos o quanto podemos conquistar.

Agora vou dividir com vocês, algumas dicas sobre como vencer essa grande “inimiga“:

1ª) Talvez a mais importante de todas: seja fiel a si mesmo e aceite sua timidez, a conviver com ela, pois, só quando conhecemos o “inimigo”, podemos superá-lo e, daí virá a cura para o mal!

2ª) Ao invés de se esconder atrás de desculpas e evasivas, vá em frente e comece a aceitar os convites para participar de atividades fora do ambiente familiar e profissional. Como por exemplo, cuidar do corpo e se tornar mais saudável, frequentar uma academia de ginástica, onde todos têm uma preocupação em comum: viver mais e melhor. E, acreditem, vão conhecer um monte de gente bacana e criar um novo círculo de amizade.

3ª) Faça seu cérebro trabalhar a seu favor e verá que esse sábio amigo, bem treinado, será um propulsor para enfrentar qualquer situação;

4ª) A postura, é igualmente importante nesse processo, coluna ereta e cabeça erguida, cabeça baixa, nem pensar. Olhe o mundo de frente, e ELE lhe devolverá autoconfiança.

5º) Pensar positivo, leva ao otimismo e, isto nos faz ver a vida e as pessoas à sua volta com alegria. O resultado é muito simples: dê ao mundo o melhor de si e esse melhor retornará a você;

6º) Relaxe e, deixe de lado, a ansiedade. Respire fundo, e vá em frente. O relaxamento, o deixará, livre, leve e solto;

7º) Se for absolutamente, necessário, procure ajuda de um especialista, mas na minha visão, se acreditar e se propuser a vencer todo e qualquer obstáculo, terá a determinação necessária para varrer para longe a senhora timidez.

Desafios da Timidez em nossas Vidas
Imagem/Reprodução: Social Anxiety Shortcuts

E, muitos anos depois, aí vai a prova de como é possível, vencer a timidez. Lembram daquela menina de longas tranças louras do início desta história? Aqui estou eu, advogada formada, com paixão pela profissão, sentada em uma sala de audiência, cercada por outras pessoas, fazendo uma sustentação oral, como deferido pelo excelentíssimo senhor juiz, com toda a solenidade de que se reveste o nosso ofício. A timidez? Foi embora, e já foi tarde.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Mauro Sergio Vieira Colina

    Muito bom o artigo!

    • Sonia Maria Custodio

      Olá, Mauro
      Desculpe, por não ter respondido antes. Porém, ainda é tempo para agradecer por prestigiar meu trabalho.

  • Excelente texto! No início, eu também era bastante tímido. Contudo, ao ler publicações de grandes iniciativas, como o “Geração de Valor”, do Flávio Augusto, posso complementar o post com uma frase muito bacana acerca do tema:

    “Ou você domina a timidez ou ela o domina!”.

    • Sonia Maria Custodio

      Olá Juan,
      Por uma pequena falha de contato, deixei de responder o seu comentário. Porém, sendo co-fundador do blog. você compreende que faz parte das atribulações do dia a dia.