Um tesouro chamado “Amizade”

Amizade é algo tão raro, mas tão raro mesmo, que me atrevo a classificá-la como um verdadeiro tesouro. É algo que existe para quem sabe que SER, vai muito além do TER. Nesse artigo especial vou abordar algumas nuances do termo “amizade” e mostrá-los como ela é importante e como podemos selecionar os nossos amigos de verdade.

Um tesouro chamado 'Amizade'
Imagem/Reprodução: Playbuzz

Amigo, tem a medida certa para saber: que todos temos qualidades e defeitos, dias de sol e dias de chuva, ele é alguém que prefere desagradá-lo dizendo uma verdade dura, olhando nos seus olhos, vendo seu olhar de espanto e até mesmo de raiva, mas que jamais vai massagear o seu ego, com frase tipo: você está errado, porém é assim mesmo, vai em frente, ignora as reclamações diz que você é o máximo, quase não tem defeitos. Pior ainda, quando alguém diz ser seu “amigo“, mas não suporta o seu sucesso, e com um ar de bom moço, solta a seguinte “pérola” : seu trabalho é muito bom, mas você precisa ser mais flexível, ou bem na frente daquele seu sócio na empresa, sabendo que os dois estão em fase de “descompasso”, solta em uma reunião a doce observação – vocês não sabem se comunicar e são sócios só no papel” – aí sim acaba azedando, cheio de boas intenções, (só que não) o que já estava a ponto de desandar!

O poder de uma amizade verdadeira
Imagem/Reprodução: Odyssey

Amizade é quando alguém, mesmo distante, está conectado a você e liga para prestar solidariedade dizendo: se precisar estarei sempre aqui. É alguém que lhe estende a mão e lhe dá um abraço bem forte, oferecendo um ombro amigo para você chorar e “reclamar” que o mundo inteiro está contra você. É a pessoa que, independe de seu “status” social e/ou financeiro, jamais deixará de estar ao seu lado. O amigo de verdade, nunca fará uma inconfidência sobre as conversas trocadas, em especial, se envolver suas mágoas, tristezas, perdas financeiras, amorosas, e fofocar sobre sua vida, nem pensar.

Amizade, é sinônimo de segurança, é franqueza extrema mesmo que, momentaneamente, gere atrito, porque amigos também discordam, discutem e brigam, mas não tem qualquer pudor em se desculpar, pois, orgulho e arrogância, entre amigos reais, não tem lugar. O sentimento de carinho e fidelidade, prevalecerá sobre qualquer outro e, a mágoa, não fará parte desse encontro de pessoas que se respeitam sobre todas as coisas e situações, para guardar do outro, sempre o melhor.

Amizade linda entre pais e filhos, irmãos, casais de namorados, companheiros de cama e mesa, companheiros de trabalho e até entre empregados e patrões. Por várias vezes, ouvi dos meus pais, a seguinte frase: “sem tolerância e amizade, não há casamento que resista, só o sexo, não sustenta uma relação” e olha que o deles, durou muitas “bodas de união”.

As maravilhas da Amizade para as Pessoas
Imagem/Reprodução: ProProfs

No meu caso, me considero uma pessoa de muita sorte, tenho poucos mas sensacionais amigos que são pessoas geniais, porquanto são autênticas e sempre que necessário, damos uma boa “puxada” uns nos outros, do tipo: você está errada e precisa se corrigir, não é dona da verdade, tenha menos rigor em relação às pessoas, fale menos, não reclame, pense um pouco mais em você, pois, está precisando se cuidar, trabalhe menos, ame e se ame mais, a vida é curta demais para ficar se estressando.

Com um amigo de verdade, você vai poder contar até quando pensa que não, mas ele vai surpreendê-lo. É tamanha a afinidade que existe em uma verdadeira amizade, que você se torna “transparente” para o outro, até quase ao ponto de não precisarem verbalizar para saberem o que estão sentindo ou pensando, você se sente confortável com ele podendo até dizer – agora não quero falar, estou a fim de ficar na minha – ele irá entender, sem frescuras, porque mais adiante, também poderá estar nessa mesma situação.

Infelizmente, a palavra “amigo“, anda muito banalizada. As pessoas confundem ser amigo, com ser alguém que está sempre disposto a concordar com o outro, com sorrisos (às vezes falsos), se colocar à disposição, fazendo questão de ressaltar que está sempre fazendo tudo para ajudar, mas quem ajuda de forma sincera, não precisa ficar a toda hora falando que o faz.

Como descobrir seu melhor amigo - #Dicas
Imagem/Reprodução: 4K Wallpapers

O dinheiro, quando a amizade é verdadeira, fica em segundo plano, porque amizade que se prese, não pode ser avaliada como bem material. Por incrível que pareça, já vi “amizades” serem desfeitas por causa do dinheiro, ou seja, não eram amizades, mas jogo de interesses. E, onde existe “interesse“, não há espaço para a amizade.

O amigo fica feliz com e por você, vibra com seu êxito, fica triste com seu fracasso faz de tudo para ajudá-lo a se reerguer. A inveja, esse sentimento tão terrível, quanto destruidor, jamais encontrará espaço entre amigos. A aceitação do outro como ele é, para mim, é uma das maiores provas de amizade, considerando não ser fácil conviver com alguém apesar dos humores variáveis, como por exemplo, acessos de vaidade decorrentes da arrogância. E mesmo que você deseje que, seu amigo, seja apresentado de forma urgente a uma palavrinha essencial ao bom convívio, chamada humildade de onde nasce o reconhecimento de que, a pessoa, precisa mudar para melhorar para exercer o ofício do bem conviver com o outro, querendo fazer do seu mundo e do outro, algo tão bom de se viver apesar de muitas vezes, a vida, nos dar um solene “não“, sem muita explicação, você terá a paciência necessária para continuar ao lado da pessoa, aceitando-a como ela é.

E, até mesmo nas relações amorosas, a falta de amizade, ou seja, do companheirismo primo irmão da tolerância que, a meu sentido, é o que faz acontecer tantos desencontros e desencantos. Ao menor desentendimento, e as briguinhas inúteis baseadas no tal do ciúme, que para mim nada mais é do que sentimento de posse, de quem se acha dono do outro, mas que bem no fundo, também tem um quê de inveja. É nessa hora, que o sucesso do companheiro, incomoda, a falta de um corpinho perfeito, começa a mexer com os sentimentos (quer mulher perfeita, fica com a “barbie“), homem sarado (procure um “um adônis“). É, a essência do outro que, ao final fará toda a diferença. O ter alguém que estará ao seu lado em todos os momentos, sejam bons ou ruins, pode acreditar, é o que fará se sentir vivo, cheio de garra para ir adiante, e jamais desistir de buscar ser pleno e feliz.

Amizade sincera entre os Animais
Imagem/Reprodução: Eskipaper

A “estrada“, percorrida a dois – quando casais – com os filhos, e ainda no caso dos amigos de verdade, torna o trajeto mais ameno, a vida fica mais alegre, os percalços mais fáceis de superar, a magia se faz presente, os momentos inesquecíveis, fazem parte da companhia tal qual a música que deleita os sentidos, a vontade de dançar por dançar, o fará sorrir de si mesmo, as dores serão menores, as perdas naturais que acontecem ao longo da vida, principalmente, as inevitáveis – a dos entes queridos – serão menos dolorosas, porque aquela mão amiga estará estendida para o sustentar, sei bem do que estou falando. Os meus momentos mais difíceis,em especial, a perda dos meus entes amados, sem os amigos, teriam sido praticamente insuportáveis. Por isso, todos os dias agradeço a DEUS, por tê-los colocado em meu caminho.

Amigos queridos, quase irmãos, filhos, companheiros, estejam perto ou distante, cultive-os, orem por eles como seres sagrados muito raros e especiais. Cuide para que seu amor por eles, seja algo guardado a sete chaves, confiem neles e seja confiável para eles, não os troque por nada desse mundo, tesouros, devem ser guardados dentro de você. E tanto amor e amizade, me faz lembrar a frase da letra de uma música do genial Milton Nascimento, que bem traduz esse sentimento “AMIGO É PARA SE GUARDAR DO LADO ESQUERDO DO PEITO”, e eu digo para sempre e sempre.

O poder de uma Amizade
Imagem/Reprodução: Revolut

Amizade, que não cabe apenas em palavras, em poesias, músicas, que sendo sincera e verdadeira toma conta de nossa vida, nos faz vibrar, rir e até mesmo chorar quando necessário, depende do tempo, da hora, da ocasião, mas jamais será vazia, sem sentido, nem em vão. É sentimento quase inexplicável, difícil de traduzir mesmo quando se sente que vai muito além do “lado esquerdo do peito”, como diz a canção. E que só vale para quem, tem sensibilidade para saber o quanto é bom.

Para aqueles que ficam achando que só o “cérebro”, pode ditar o ritmo da nossa vida, lamento muito, e sugiro que procurem conhecer o significado “do coração sutil”, origem de nossos sentimentos, e que nada tem haver com o coração/músculo, que faz parte do nosso corpo, apenas cumprindo uma função biológica. Conheço e convivo com alguém, muito especial, que precisa e deve ser apresentado a esse “coração sutil”, embora dentro dele exista um mundo de sentimentos, que ele teima em negar, pensando ser sinal de fraqueza, quando na verdade, é a maior força que ele nele reside. Creia-me que você um dia, vai descobrir como acolher o outro, é muito bom, aliás é fundamental. Ah! antes que me esqueça, você pode e deve ser o seu melhor amigo. O saber ser sozinho, fará você ser melhor ainda quando acompanhado, de um AMIGO.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.