O Trânsito e suas Loucuras

Olá meus queridos leitores, quem dentre vocês pode me esclarecer por quê? Os motoristas fazem das buzinas dos carros, seus abre-alas quase que 24 horas, xingam uns aos outros, avançam o sinal, estacionam sobre as calçadas, têm verdadeiros surtos quando um motorista educado, sabedor de que somos todos pedestres, para dar passagem a um transeunte (cidadão a pé para os mais íntimos) e muitas vezes partem para a violência – infelizmente.

Fonte da imagem: Menos Automóveis na Rua

Ou também, quando ocorre um abalroamento, descem do veículo vociferando (e isso é o de menos) ou o que é pior, sacando de uma arma ou outro objeto qualquer, querendo “justiça”, pois, seu bem precioso foi danificado. Agora, neste instante, através da varanda do apartamento onde moro – no Leblon, escuto um buzinaço “infernal”, como se essa histeria coletiva contribuísse para melhorar a fluidez do trânsito.

Ah! Antes que me esqueça, na sua maioria os motoristas desconhecem ou fazem de conta que desconhecem as normas mais elementares do trânsito, tais como: ambulâncias, viaturas policiais, corpo de bombeiros, têm preferência de passagem, e de tão óbvio que é, nem preciso explicar o motivo.

Fonte da imagem: Mobilize Brasil

Então sejamos sinceros e, façamos cada um de nós a “mea culpa”, incluindo nesse quesito o poder público, ou seja, o departamento de trânsito. E aí vão algumas sugestões desta humilde blogueira, porquanto todos conhecemos os caminhos para implementar normas que poderiam minimizar os problemas nesse setor:

1º) Educação e bom-senso do cidadão tanto o que dirige, quanto os pedestres, se os motoristas não os respeitam (avanço de sinal, veículo sobre a calçada, fechamento dos cruzamentos, etc…) as pessoas, igualmente, adoram atravessar fora da faixa, com o sinal aberto para os veículos, apenas para citar algumas situações bem conhecidas, (o brasileiro adora uma “adrenalina”);

2º) As autoridades providenciando para que os sinais sejam sincronizados (a chamada onda verde);

3º) Transporte coletivo de qualidade para a população;

4º) Os proprietários das empresas de ônibus, treinando seus motoristas e também sendo penalizados com multas como qualquer mortal;

Para finalizar este artigo com “chave de ouro”, lembrem-se: se Dirigir, Não Bebam, Não Matem, Não Morram. 

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Demais!!! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Carlos Eduardo, boa noite

      Grata pelo carinho!

      🙂 🙂 🙂

  • Perfeito a abrangência do artigo 😀

    Fantástico!!!!! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Alice, boa noite

      É , vamos torcer para que essa realidade mude, para o bem de todos , para que tenhamos uma melhor convivência no trânsito.

      🙂 🙂 🙂

  • muito bom Sonia!

    parabéns!

    fui o terceiro a comentar hehe 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Pedro (Pedrinho), boa noite

      Foi o terceiro, mas o importante é que leu e gostou!

      🙂 🙂 🙂

  • Uau! Sensacional o artigo!

    Nós cariocas SOFREMOS com o caótico trânsito!!! 🙁 🙁 🙁

    • Sonia Maria Custodio

      Silas, boa noite

      É, infelizmente, esse mal assola todo o Brasil. Porém, nunca é tarde, para tentarmos mudar esse tipo de situação, pois, depende de cada um de nós!

      🙂 🙂 🙂

      • Sim, a começar com escolher a pessoa certa em quem votar… Concorda?

        Abraços

        : )

        • Sonia Maria Custodio

          Silas,

          Concordo plenamente com sua colocação. Porém, entendo que enquanto não houver uma grande melhora no setor da educação, não só a escolar que nos abre as portas para o conhecimento, mas também àquela que recebemos em casa, fica difícil mudar esse cenário.

          Abraços

  • Muito legal!
    Na boa, a gente do Bradesco aqui em Botafogo adora vocês (Sonia, Juan e Gisele)

    😀

    Abraços

    att,
    Marcos

    Boa Noite!!! 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Marcos Antônio, boa noite

      Olha, fico muito feliz em saber que o pessoal gosta de nós, pois, também gosto bastante dessa instituição e dos que nela trabalham (além do mais, já trabalhei como advogada da Bradesco Seguros, durante 14 anos). A Gisele, é uma amiga querida, (ferrenha defensora dos animais) mas ainda não faz parte efetiva da nossa equipe.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

      Abraços

  • legal,gostei muito do artigo!

    vcs tem página no facebook? para curtir?

    • Sonia Maria Custodio

      Petrus, boa noite

      Sim! Temos uma página oficial do blog no Facebook, bem no início dessa página, antes do artigo, há uma menção a esse respeito. Ou se preferir, clique no link abaixo:

      facebook.com/soniaideias

      Abraços!

      🙂 🙂 🙂

  • Mega Fantástico!

    Falar nisso, hoje mesmo aconteceu um “GRAVE” problema – O Ônibus na Av. Brasil foi assaltado e, teve de parar tudo… Ficou sabendo??

    Abraço!

    Sua leitora,

    Cariosamente,
    Marcelly Custodio. 😀 :XD

    • Sonia Maria Custodio

      Marcelly, boa noite

      O seu comentário é mais um incentivo para melhorar cada vez mais a qualidade dos artigos. No tocante ao ocorrido na Av.Brasil, vi o noticiário e essa questão passa por algo bastante grave que é a insegurança reinante e entendo que devemos cobrar das autoridades medidas mais efetivas, principalmente, contando com o Setor de Inteligência da Polícia (Civil e Militar). Vamos reivindicar, de forma firme, mas sem perdermos nosso bom senso e equilíbrio, começando por escolher melhor os governantes!
      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Simplesmente é o melhor artigo quando falamos de trânsito do RIO, belo foco em seu artigo!

    Já virei o seu fã! 🙂

    Conheci vc por recomendação do Pedro Gouvea!

    Tudo de boM!

    • Sonia Maria Custodio

      Gustavo, boa noite

      Bom saber que gostou do artigo, melhor ainda ,quando vejo que o Pedro além de meu fã, ainda divulga o blog, fazendo com que consiga mais um fã tão gentil quanto ele.

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

    • -> 🙂 😉 😀

      • Sonia Maria Custodio

        Pedro (Pedrinho)

        🙂 🙂 🙂 🙂 🙂

  • Muy bien este artículo que habla sobre el tráfico en Río de Janeiro, que es el tercer sitio en el mundo con caótico. Muy bien artículo!

    abrazo

    Saludos,
    Juan Carlos.

    • Sonia Maria Custodio

      Juan Carlos, boa noite

      Grata pelo incentivo, é bom ver que o artigo alcançou o objetivo.

      Abraços

  • Muito legal o artigo! – O mais Completo que li 🙂

    • Sonia Maria Custodio

      Mattheus, boa noite

      Pode ter certeza, o artigo , foi inspirado no cotidiano de um trânsito que, faço votos em um futuro não muito distante ,se transforme em algo menos caótico.

      Abraços

  • Fantástico!!!!!!

    • Sonia Maria Custodio

      Pablo Miguel, boa tarde

      Grata pelo incentivo!

      Abraços

      🙂 🙂 🙂

  • Oi sonia, tudo bem?

    quanto tempo sem artigo, hehe…

    – recomendei seu blog para toda a minha família.

    – quando teremos podcast?

    – o pessoal adora você e o Juan no podcast!

    abraço!!

    • Sonia Maria Custodio

      Pedro (Pedrinho)

      Estamos bem obrigada. Agora mesmo estou falando com o Juan e, iremos fazer um podcast no próximo Sábado, dia 24. Bom saber que recomendou o blog para toda a família . A propósito a longo tempo sem escrever é pela falta de tempo, mas ainda no início dessa semana, vai sair um novo artigo.

      Abraços mil!
      🙂 🙂 🙂