Orgulho vs. Ego

Bem, são dois sentimentos que, por mais que queiramos ignorar, faz parte da nossa personalidade. O orgulho, é um sentimento de satisfação, alegria, plenitude. Podemos sentir orgulho de uma conquista, do sucesso profissional, daquela mãe formidável (como eu tenho da minha), de fazer parte de um bem sucedido projeto social, de também sabermos ser gratos pela vida. Enfim, pode ser um sentimento saudável, depende da forma de como o encaramos.

O ego, ah… O ego pode ser, muitas vezes, confundido com a arrogância, o egoísmo, sentimentos bem perigosos, que podem até se tornar destrutivos. E, por incrível que possa parecer, à primeira vista, dependendo de como o encaramos, pode produzir bons frutos, pois, dependendo da circunstância, pode servir como exemplo de sentimento que, se não for bem trabalhado, pode levar à pessoa a cometer muitos erros, mas esses mesmos erros podem se transformar em uma grande lição de vida.

E, ao final, iremos sentir “orgulho”, de termos dominado essa tendência, nada sadia, e nos tornaremos pessoas melhores, para nosso crescimento interior e até mesmo, para nossa melhorar convivência com os outros.

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.