Otimismo vs. Intolerância, quem será o vencedor?

A palavra otimismo, nos remete, a entusiasmo, conquistas, alegria, alto astral. Porém, mais do que nunca, esse sentimento, a meu ver, deve vir acompanhado de … uma certa cautela, pois, o que vemos a nossa volta nos mostra (e sou adepta do pensamento positivo) que a intolerância, teima em fazer parte do comportamento das pessoas.

E,hoje, ao sair à rua, vi de perto duas demonstrações da intolerância, incríveis. A primeira, quando uma jovem empurrava o carrinho do bebê na calçada e, uma “senhorinha”, logo atrás dela gritou” E aí vai me deixar passar ou pensa que é dona da calçada?”.

A moça entre espantada e indignada, chegou para o lado, olhou para mim e perguntou: Por quê, tanta intolerância? No shopping, vi uma vendedora ser destratada, pois, a “madame” estava demorando a entender de imediato, o que ela queria e saiu com uma fúria assustadora, deixando a moça perplexa, indagando: mas por quê, tanta intolerância?

Aí, viu mais uma vez a terrível palavrinha, sendo a protagonista da situação! Agora, dirão vocês como o otimismo entra nessa história? E digo, entra para impedir que, apesar de tamanha incompreensão de algumas pessoas, deixemos usar o otimismo, mas continuando a acreditar que o mundo pode ser muito melhor, se praticarmos mais amor, (amar é também um aprendizado), mais compreensão, e se praticarmos ainda o dom da paciência, mesmo que a intolerância teime em se fazer presente no dia-a-dia.

Isto é, devemos expulsá-la com vigor, a começar por nós mesmos, sendo mais tolerantes com nossas pequenas eventuais imperfeições, e a dos os outros, otimista sim pensando que se fizermos nossa parte e cultivarmos um olhar mais tolerante e menos crítico com os outros, a começar pela nossa casa, com os pais, filhos, companheiros, vizinhos, colegas de trabalho e de estudo, professores, ou seja, com a grande família humanidade da qual fazemos parte.

Vamos começar a tentar essa prática, a do otimismo consciente, sem utopia, mas que poderá fazer a grande diferença, trazendo para nossa vida um sentimento de leveza, apesar dos mais céticos, que querem que acreditemos que é quase impossível criar um mundo melhor!

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Porque?

    Olá!

    Porque você criou este artigo hoje?

    Resposta: Porque você acredita que vamos todos mudar o Mundo (e vamos!!!), suas dicas e opiniões são muito sábias… A sua mãe e, seu pai deve ter lhe ensinado boas coisas, boas coisas mesmo…

    Abraço!
    Att,
    Marcos.

    • Marcos, boa noite

      Pode até parecer utopia, mas acredito que se o Mundo, para muitos, passa por uma mudança ruim, da mesma forma podemos transformá-lo em algo melhor. E, dos meus pais, recebi uma herança maravilhosa, valores que não se traduzem em bens materiais, porém em bons exemplos, tais como: tratar o próximo como gostamos de ser tratados, com respeito, educação, espírito de determinação, não julgar, compartilhar, etc… e também, fazermos nossa auto-correção, para nos tornarmos pessoas melhores!
      Abraços

  • Muito legal o artigo! Posso dar uma sugestão para seu blog?
    Crie uma página de fórum para nós usuários debatermos sobre os mais variados assuntos, acho que seria uma boa jogada!

    #SoniaForum

    Abraço!!

    • Ntya, boa noite

      Bom você ter gostado do blog, pois, ele é feito com muito carinho. A sua sugestão foi muito bem vinda, outros leitores pediram também o mesmo, ou seja, o fórum já está em fase de desenvolvimento e, em breve, estará à disposição de todos. Além do mais, estou sempre aberta as “ideias”, porque vejo como enriquecedora essa troca!

      Abraços

  • Olá Sonia,

    Parabéns por mais um artigo de qualidade em seu blog! 😀 🙂

    Abraço e
    Sucesso!!!

    Atenciosamente,
    Juan de Souza.

    • Juan, boa noite

      Agradeço pelo seu carinho, mas o parabéns não cabe somente a mim, a você também que é o meu grande incentivador e colaborador!

      Abraços e sucesso!

  • gostei,, continue assim minha blogueira favorita (#favorite <3)

    td de bom!

    • Pedrinho, boa noite

      Fico feliz que tenha gostado e, também por ser sua blogueira favorita!

      Tudo de bom para você !

      Abraços

  • Positividade :)

    Gostei! Em breve vou inaugurar meu blog http://www.positividade.com.br. Aguardem!

    Sucesso Sonia!!!!

  • Olá Sonia Maria Custodio,

    Em primeiro lugar, venho parabenizar seu blog e seu artigo! Que ambos estão de parabéns! E, em segundo lugar, tenho um livro que se chama “Pensamento Positivo Aplicado” e, gostaria de saber se haveria alguma possibilidade de poder criar um “publieditorial” em seu blog.

    Sou de Lisboa – Portugal e, eu e minha equipa pretendemos anunciar o livro também no Brasil, o país que mais gosto e vejo grande potencial no mesmo, mediante a isto lhe passo as devidas informações na página “Fale Conosco” do seu blog.

    Será um prazer fazer negócios com você e com seu blog (uma ótima ferramenta!).

    Lhe desejo muito sucesso e que,
    em breve possamos realizar este
    “acordo”.

    Att,
    Paulo Faneca Nunes.

    • Olá Paulo, boa noite

      Grata pelas suas palavras de incentivo. No tocante ao seu livro, o título já remete a uma referência do que sempre usei como filosofia de vida, pensamento positivo para vencer os obstáculos e darmos sentido a nossa existência. Quanto a proposta para criar um “publieditorial” no meu blog, há toda possibilidade e também, estou torcendo para que em breve possamos concretizar o “acordo”.

      Att,

  • Seria bom se todo mundo pensasse assim,só de ter o seu blog como referência ao assunto,já é um PERFEITO começo!

    • Otomar, boa noite

      O seu comentário, me faz sentir como é gratificante poder disseminar bons pensamentos e sentir que , nem tudo está perdido , pois, ainda podemos fazer muito para melhorar nosso dia-a-dia!

      Att.

  • Olá, boa noite

    Bom saber que logo o seu blog será inaugurado. Irei acessá-lo e , desde logo, já gostei do nome.

    Sucesso!