Rio de Janeiro, 450 anos de Amor

Todos, mas absolutamente todos, estamos em festa. A aniversariante, mundialmente famosa, linda, deslumbrante, fascinante, que conquista corações, até mesmo daqueles se dizem apenas racionais. Estamos falando do nosso querido Rio de Janeiro, ou apenas Rio, para os mais íntimos.

Juan de Souza Rio de Janeiro
Fonte da imagem: Juan de Souza

Agora mesmo ao prestar essa simples homenagem, tentando passar para o papel o que a cidade me transmite, o faço com o coração na ponta dos dedos, de tanta emoção e amor que por ela sinto.

A honra imensa de ser carioca de corpo e alma, não é apenas por ter nascido e me criado nesse pedaço de natureza, que faz parte da imensa tela pintada pelo CRIADOR, de tantas pinturas retratando nossa existência.

O amor é que me faz ser feliz, até me arrepiar, de tanto querer bem ao meu RIO. Olha minha gente, não é só a beleza exuberante, que a cada ângulo que vemos, nos mostra sempre uma nova faceta. É, bem mais do que um simples olhar. É um sentir de energia positiva, da imensa gratidão que todos devemos ter por estarmos vivendo aqui.

Rio Cidade Maravilhosa Sonia
Fonte da imagem: Cidade do Rio

Então vamos tentar buscar em nossa mente e coração, o porquê, de sermos privilegiados por vivermos nesta cidade: o mar, que acalma a agitação depois de um dia intenso de trabalho e nos tira o foco das atribulações do dia-a-dia, o banhar o corpo em suas praias sem fim, caminhar pela orla respirando um ar de liberdade e saúde…

E, no centro da cidade, a agitação do ir e vir para o trabalho, se “perder” nas ruas do Saara, um comércio colorido e surpreendente, shopping (templos de consumo) frequentados pelo típico carioca, em seu “uniforme” bermuda/chinelos, restaurantes para todos os paladares, academias para cuidar e cultuar o corpo, dentre outros.

A cidade que abriga tantas desigualdades, consegue se igualar quando as pessoas se unem em torno de um objetivo, quando reivindicam melhorias de forma ordeira e pacífica, mostrando que a “união faz a força” e isso não é só uma frase feita, mas uma verdade.

RIO 450
Fonte da imagem: Cidade do Rio

Cariocas de nascença ou de coração/adoção, o que é mais importante: amar a cidade não só em palavras e admiração, mas amá-la com amor de forma plena, traduzindo …. vamos tratar melhor, respeitar e cuidar da cidade, como se cuida daquele amor de uma vida inteira.

A grande e triste realidade, é que por vezes, esquecemos que amar é, acima de tudo cuidar, valorizar. Comecemos por mantê-la limpa – não é só porque existem os garis – que temos de sair por aí jogando lixo nas ruas. Os meus queridos “conterrâneos”, jogariam lixo em alguém a que amassem? Creio que a resposta é : não.

Na boa gente, vamos festejar e presentear o RIO, não apenas no seu aniversário, mas o tempo todo, que a cidade merece, por tanto que nós dá diariamente em beleza.

Ao invés de tanto reclamarmos, vamos tentar colaborar mais, com ações coletivas voltadas a melhorar o Paraíso aonde vivemos, não fiquemos apenas esperando pelo poder público (cobrar a ação mais efetiva do poder público, lógico, faz parte do direito e da cidadania), ao invés disso passemos a cobrar de nós mesmos.

Vamos aumentar ainda mais o orgulho de sermos cariocas, da gema ou não! 🙂

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.


  • Pedro Gouvea

    Adorei esse artigo Sonia! IRadO! 🙂

    Abraços…

    • Sonia Maria Custodio

      Olá, Pedro

      Adorou? Também adorei escrever o artigo sobre esta cidade que tanto amo.

      Abraços
      🙂 🙂 🙂

  • Ora Pois!

    Voltei ao blog de sua querida equipa mais adorada de Brasil. Parabéns a blogueira, ao editor, ao TFX, e ao Rio de Janeiro (vou visitar agora em março)..

    Grande abraço para sua equipa!

    ;D

    • Sonia Maria Custodio

      Paulo, boa noite
      Bom tê-lo de volta no nosso blog. E, melhor ainda, saber que virá a nossa cidade maravilhosa.
      Grata pelo incentivo ao nosso trabalho.
      Abraços
      🙂 🙂 🙂