Sábado de Aleluia e a Luz Pascal

O significado dessa data, mais que tudo, é a oportunidade que temos de fazermos uma reflexão acerca do mundo em que vivemos. A palavra (independentemente de qualquer conotação religiosa), nos remete a luz de Cristo que ilumina o mundo. Segundo a tradição, é no Sábado de Aleluia que se acende o Círio Pascal, uma vela onde estão gravadas as letras gregas Alfa e Ômega, que querem dizer “DEUS é o princípio e o fim de tudo”.

Ora, se ele é o princípio e o fim de tudo, porque muitos de nós o esquecemos e, só nos lembramos, quando queremos: pedir alguma coisa, nos lamentarmos, em situações de perigo, mas muitas vezes, esquecemos de agradecer. Algumas pessoas, hão de se perguntar por quê, em se tratando de Semana Santa, escolhi escrever especificamente, acerca do Sábado de Aleluia, é simples, pelo significado que ele encerra, isto é, o Supremo Arquiteto do Universo, que desde que criou o mundo, nos dá todas as chances desde o nascimento até morrer , de trilharmos um caminho onde podemos escolher o amor ou a dor (o livre arbítreo).

Porém, será que estamos capacitados a fazer a melhor escolha? O amor, é hoje em, dia tão maltratado e apontado como culpado de nosso sofrimento, que virou “moda”, virarmos as costas a esse sentimento e escolhemos brincar de sair por aí “atirando” em todas as direções, sem nos prendermos a ninguém, por termos a ilusão errônea de que dar satisfação ao outro é virarmos prisioneiros, não nos dando conta, que a verdadeira prisão está dentro de nós, ser livre nada tem a haver em dividirmos nossos momentos, medos, tristezas, alegrias, derrotas e vitórias com alguém, só seremos prisioneiros se não formos verdadeiros, a mentira, é a real prisão.

Se Deus é o princípio e o fim de tudo, e nos deixou uma mensagem de AMOR, como podemos desprezar tal dádiva? Então, vamos compartilhar o AMOR, sob todas as formas (a começar por amar a nós mesmos) para, no fim de tudo, encontrar a luz ao invés da escuridão da mentira. Tenham uma Páscoa 2014 plena de Luz!

Que a alegria da Páscoa invada o seu coração e o daqueles que você ama, irradiando luz para iluminar e fazer brilhar o mundo em que vivemos, preenchendo-o de amor, saúde e paz. Feliz Páscoa!

Sonia Maria

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.