Os efeitos nocivos da Burocracia em nossas vidas


Bem, acredito que em algum momento da sua vida, você encarou um “obstáculo”, quase que intransponível, capaz de fazê-lo desistir de seguir adiante, mas também com um sentimento de impotência, se perguntando: Por quê? Para quê? É algo tão sem sentido, tão absurdo, que nem dá para acreditar que, “essa idiotice”, vai me causar tantos transtornos. É muito “atraso”, em pleno século XXI, ano da graça de 2021, dá até vontade de chorar!

Sabem a que se refere esse quadro que descrevi, acima? À famigerada Burocracia, prima irmã do atraso e da corrupção, que impede o progresso de qualquer país, torna o povo prisioneiro de pessoas mal intencionadas, que se valem muitas vezes, dos cargos que ocupam, seja no âmbito das empresas públicas ou privadas.

Às vezes, a Burocracia, de tão cruel me leva à pensar que, tal empecilho, é proposital para que o país pare no tempo, às pessoas desistam de empreender, de ajudar e, até em algumas situações, deixem e cumprir uma obrigação, como, por exemplo, efetuar um pagamento, só para que, o cidadão, seja punido pagando multas e juros, além de comprometer seu orçamento e, o mais importante, tirando a paz de espírito da pessoa, que fica se perguntando: como faço para honrar meu compromisso? E se isso me dizer perder a oportunidade profissional que à muito tempo eu buscava?


Sei que, algumas pessoas, ao lerem esse artigo , dirão: nossa mas quanto exagero, não é tanto assim, blá, blá, blá… Entretanto, vejam bem se, em plena Era da Tecnologia, da Inteligência Artificial, tem sentido, ouvir um atendente lhe dizer a seguinte pérola: ” senhora, o sistema não está liberando para eu enviar à fatura para o seu e-mail, terá que comparecer a uma das Agências da Empresa, para pegar o boleto para pagar, no dia do vencimento.

A ingênua criatura, então indaga: “devido à pandemia, para evitar me expor, posso pedir a alguém para pegar o boleto em uma das Agências? Aí vai a resposta, prova de que, a Burrocracia/Burocracia, é cruel: ” pode sim, desde que a senhora, faça uma Procuração, isso mesmo, uma Procuração com firma reconhecida”. Dá pra acreditar em tamanho absurdo? Vejam bem, a pessoa, quer pagar e a empresa, cria tal obstáculo, dá pra entender?

É, apenas um pequeno exemplo, de como a Burocracia, é cruel. E, o pior de tudo, é saber que essa inimiga cruel do progresso, está em muitos lugares, criando obstáculos desnecessarios, pois, se assim não fosse, a corrupção, não seria endêmica em nosso país, ou seja, criam dificuldades, para vender facilidades. Progresso sim, honestidade, sim, cada um cumprindo com seu dever, sim.


O dia que, lutarmos unidos, contra essa terrível doença, que anda de braços dados com o atraso do país, com às dificuldades criadas para impedir a prosperidade dos cidadãos de bem, emperrar o desenvolvimento das empresas e, até mesmo, à melhoria na qualidade do ensino, do sistema de saúde, seremos um pais sinônimo de progresso e, o povo, verdadeiros cidadãos.

E, só para começar, acreditemos em nossa capacidade de sermos donos de nossa vontade, de não mais aceitarmos ser escravos de obstáculos criados para sermos moeda de troca, nos balcões dos desonestos e pseudos salvadores da Pátria. O dia em que, o povo, se der conta da força que possui e que aliás, se traduz, na CF/88, em seu artigo 5, que diz: “todo poder emana do povo e em seu nome será exercido”. Vamos exercer esse poder?

Meu nome é Sonia Maria, sou carioca, com muito orgulho, advogada, empresária. Nas horas vagas adoro ler bons livros, dançar, viajar, namorar. E sou uma pessoa bastante obstinada, sei ser paciente, aliás, a paciência, é fundamental para que não desistamos dos nossos objetivos.