Nature #09: Montanhas

As montanhas, mais uma dessas maravilhas criadas pelo Supremo Arquiteto do Universo. Acima de nós, às vezes, algumas inatingíveis e que mesmo que pareçam intransponíveis, conseguem ser escaladas, como acontece com certos obstáculos que são colocados em nosso caminho vida afora. Confira mais uma grande e emocionante aventura na íntegra! 🙂
ELAS, são grandes obras criadas pela mãe natureza, mas se tornaram desafios maiores para os alpinistas, amantes do perigo e atraídos pela adrenalina que os instiga nessa aventura fantástica e que tem muito de imprevisível, pelo perigo oculto nessa jornada, que pode ter um resultado surpreendente.
Como em todas as aventuras que presenciamos até o momento do #Nature, não é novidade afirmar que, temos como meta alcançar o pico desses montes, listando com maiores informações. Além disso, as altitudes de cada uma delas serão especificadas, ao lado de seus respectivos nomes. Então, vamos lá! 😉
1 – Monte Everest – 8.848 metros
O Monte Everest, é a montanha mais alta do mundo, e também a mais famosa de todas sobre as quais iremos discorrer. A sua fama, se estendeu de tal forma, que chegou aos estúdios cinematográficos de Hollywood . Em 2007, o filme “No ar rarefeito, morte no Everest”, mostrou as belezas e armadilhas de quem ousa enfrentar esse desafio.
O Monte Everest, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizado na fronteira entre o Nepal e a China. A primeira vez que foi escalada, em 1953 representou um feito e tanto, devido a altitude . A face norte, é a mais difícil e, a sul, a mais fácil.
Para se ter uma ideia, em 2013, cerca de 4042 pessoas escalaram o Monte Everest e, o custo para obter a permissão para fazê-lo, é de vinte e cinco mil dólares com o acompanhamento de um guia. A taxa de êxito nessa escalada é de apenas 30% (trinta por cento).
2 – K2 – 8.611 metros
O K2, é a segunda montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira de Karakoram, e está localizado na fronteira entre o Paquistão e a China. Essa foi escalada pela primeira vez, em 1954.
3 – Kanchenjunga – 8.586 metros
Kanchenjunga, é como podem ver pela sua altura, a terceira montanha mais alta do mundo e, tal como o Monte Everest, faz parte da Cordilheira do Himalaia, mas localizada na fronteira entre o Nepal e a Índia. Foi escalada pela primeira vez em 1955.
4 – Lhotse – 8.516 metros
Lhotse, é quarta mais alta do mundo, igualmente da fazendo parte da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1956.
5 – Makalu – 8.485 metros
É a quinta montanha mais alta do mundo, faz parte ainda da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1955.
6 – Cho Oyu – 8.188 metros
É a sexta montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada na fronteira entre o Nepal e a China. Foi escalada pela primeira vez em 1954.
7 – Dhaulagiri – 8.167 metros
É a sétima montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1960.
8 – Manaslu – 8.163 metros
É a oitava montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1956.
9 – Nanga Parbat – 8.125 metros
É a nona montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Paquistão. Foi escalada pela primeira vez em 1953.
10 – Annapurma – 8.091 metros
É a décima montanha mais alta do mundo, faz parte da Cordilheira do Himalaia, localizada no Nepal. Foi escalada pela primeira vez em 1950.
De acordo com as informações que colhemos, a maior parte dessas montanhas, localizam-se nas Cordilheiras do Himalaia e do Karakoram, na região norte da Índia, sul da China (Tibete), Paquistão, Nepal e Butão. O fato é que, todos os picos com mais de 7.000 metros de altitude, estão situados na Ásia Central, no rectângulo definido pelo Noshaq (7.492 metros).
Embora algumas partes do mundo, em especial as mais montanhosas, nunca tenham sido cartografadas em detalhes, é pouco provável que possam existir montanhas, que superem em altitude àquelas aqui mencionadas, Os satélites tem sido usados para estimar as altitudes até em locais inacessíveis, o que pode ser considerado para corroborar essa assertiva.
Entretanto, não podemos ignorar o fato de que, altitudes e/ou proeminências podem ser corrigidas, e a ordem dos cumes poderá sofrer mudanças e, até mesmo poderão surgir outras montanhas para compor essa lista ao longo do tempo. A relação inclui todos os picos que superam os 7.200 metros de altitude de que se tem conhecimento.
Aqui cabe ressaltar o fato de que, algumas das montanhas, não estão abertas ao público. Apenas algumas pessoas, devidamente autorizadas, têm acesso a esses locais, em especial, por uma questão de segurança.
Agora, aos corajosos e que tenham o espírito de aventura mais latente, as “portas” dessas esplêndidas montanhas estão abertas para levá-los ao Paraíso, e com a conhecida tendência que muitos temos em corrermos riscos em muitas áreas de nossas vidas.
Inclusive, até no lado sentimental – por vezes fazemos de conta que não vemos o perigo e mergulhamos de cabeça, sem para-quedas, montanha abaixo procurando um companheiro ideal, mesmo pressentindo que podemos chegar ao final da descida em cima de uma areia movediça.
Boa sorte aos audazes e destemidos que se propuserem a “embarcar” nessa viagem acima, rumo ao desconhecido desejando, no mínimo, fazer algo tão inusitado que fará com que àquele “friozinho” na barriga, transmita a sensação de serem os donos do mundo.
Bônus: Melhores Imagens da National Geographic:
Encerramos a nossa grande aventura por aqui… Até a próxima! 😉
Saiba mais: Confira a Série #Nature na íntegra!
Avaliem o Nature #09 nos comentários! 🙂
Próximo episódio: Nature #10: Lugares Incríveis do Mundo…