Nature #10: Lugares Incríveis do Mundo

Em nossa última aventura do ano, estamos convidando a todos a “visitar” lugares incríveis, vamos lá? Sabiam que existe uma praia vermelha na China e, um lago cor-de-rosa na Austrália? E, mais ainda, um túnel formado por árvores? Temos todas essas extraordinárias demonstrações de beleza da natureza, graças a termos um planeta tão grande e diversificado.
Seja pela fantástica arquitetura da natureza – não à toa – foi moldada pelas mãos do Supremo Arquiteto do Universo, senhor de todas as coisas vivas, ou pela interferência humana, o site Bored Panda selecionou 15 paisagens que, acreditem, vale a pena conhecer. Aos que puderem gozar do privilégio de conhecê-las pessoalmente, minhas sinceras congratulações, mas os que não puderem fazê-lo, aí vão as belas fotos para o deleite mesmo que à distância.
1 – Tunnel of Love, Ucrânia
O Túnel do Amor é um belo exemplo da mãe natureza atuando como uma inspirada arquiteta. Apesar de servir para passagem de trens privados, o local é mais conhecido como ponto de encontro de casais apaixonados, que o usam como um refúgio para encontros românticos, trocas de promessas de amor, ai encontram um cenário perfeito.
2 – Campos de Tulipas, Holanda
O país é muito conhecido pelas suas belas tulipas, que atraem milhares de turistas que querem deitar um olhar encantado nessas flores excepcionais. Porém, poucos têm o privilégio de ver os campos aonde elas são plantadas. São centenas de acres que florescem todos os anos, resultando, em uma magnífica explosão de cores.
3 – Praia Vermelha, China
A cor vibrante e fora do lugar comum, vem de uma erva chamada Suaeda, que cobre a maior planície alagada do mundo. A espécie é uma das poucas que podem viver em um solo com alto índice de alcalinidade. O local é também, uma área de proteção ambiental.
4 – Cerejeiras, em Bonn – Alemanha
Apesar de serem conhecidas como tradição no Japão, as floras de cerejeira também encontram um infindável número de admiradores na Alemanha. Toda a primavera, milhares de turistas se encantam com suas árvores, que só ficam floridas entre duas e três semanas. As plantas transformam as ruas em túneis cor-de-rosa.
5 – Floresta Negra, Alemanha
A floresta, ocupa uma área de cerca de 9,6 mil km², com montanhas de até 1,2 mil metros de altura. No meio da natureza, o fotógrafo Andy Liden clicou as narciso, entre as árvores e a névoa típicas da região.
6 – Montanhas Tianzi, China
Particularmente, é um das melhores traduções da beleza que a vista humana pode alcançar. Rochas de 380 milhões de anos e até 1,2 mil metros de altura formam essa reserva natural de 5,4 mil hectares. As paisagens do local são impressionantes, uma vez que as nuvens podem tomar os picos das pedras – muitas delas jamais tocadas pelo HOMEM.
7 – Lago Hillier, Austrália
A cor rosa chama a atenção de quem vê esse enorme lago colorido, em Middle Island. O que dá origem a essa cor incomum. é um mistério não totalmente desvendado pelos cientistas, mas uma explicação possível é o fato de que a água tem baixa concentração de nutrientes e por ser habitat de certas espécies de algas.
Apenas uma estreita faixa de areia e vegetação separa o lago do oceano Antártico. Apesar de parecer único, existem pelo menos quatro lagos cor-de-rosa na Austrália e ainda mais no mundo: no Senegal, na Espanha, no Canadá e no Azerbaijão.
8 – Montanhas Danxia, China
Rochas coloridas, que parecem ter saído de um quadro de algum pintor famoso, formam a paisagem do Parque Geológico Zhangye. A pigmentação foge dos habituais tons de marrons e cinzas. Ao invés disso, veem-se camadas de tons vermelhos, amarelos, laranjas e azuis, em uma verdadeira obra prima genial. A explicação para esse fenômeno é o depósito de areia e de diferentes minerais que acontece há 26 milhões de anos.
9 – Monte Roraima, América do Sul
Nas fronteiras entre Brasil, Venezuela e Guiana, surge uma colossal montanha, de platô com ambiente totalmente diverso da Floresta Tropical e da savana que se estendem a seus pés. Com a altura de até 2,8 mil metros, a flora e fauna do local, são únicas, devido as condições climáticas e geológicas extremas. O Monte Roraima é tão alto e de difícil acesso – até mesmo para escalar – só foi explorado pela primeira vez em 1884.
10 – Campos de Lavanda, França
Na região de Provence, no sul da França, ficam os magníficos, encantadores e cheirosos campos de lavanda. Para visitá-los, importante lembrar que a planta floresce no final de maio e, a colheita, é feita em julho.
11 – Arashiyama, Japão
O bambu é de fundamental importância na cultura japonesa. A floresta em Kyoto é formada apenas por eles e recebe visitantes para caminhadas tranquilas. A planta simboliza a sustentabilidade, pois, quando cortado, se regenera completamente em apenas seis meses, ao passo que uma árvore levaria de 30 a 50 anos.
12 – Parque Hitachi, Japão
São 2,5 hectares cobertos por flores, durante todo o ano. A cada estação. uma variedade diferente de espécies domina a paisagem. Na primavera, são mais de 4,5 milhões de Nemophilas, além de 170 variedades de tulipas.
13 – Parque Nacional dos Lençóis, Brasil
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza localizada na região nordeste do estado do Maranhão.
14 – Pointe du Hoc, França
O Pointe du Hoc, é um penhasco localizado na costa norte da França, marcado por inúmeras crateras criadas por bombas de guerra. É uma ironia, que bombas de guerra tenham criado algo de belo na natureza.
15 – Preikestolen, Noruega
É um penhasco de 604 metros de altura e está localizado na Noruega, um dos locais mais visitados do país e que oferece uma vista incrível dos vales das redondezas. E é, um lugar daqueles que se pode dizer, não se deve deixar esse mundo, sem o conhecer.
Bônus: Melhores Imagens da National Geographic:
Encerramos a nossa grande aventura por aqui… 🙂
Saiba mais: Confira a Série #Nature na íntegra!
Avaliem o Nature #10 nos comentários! 🙂
A série #Nature de 2014 termina por aqui! Voltamos em Fevereiro de 2015! 😉