Nature #23: As praias do litoral de São Paulo

A maioria dos brasileiros, me incluo nesse grupo, desconhece as maravilhas naturais do nosso país. E, um dos maiores exemplos dessa assertiva, é a ideia equivocada de que praias paradisíacas só existem no norte, nordeste e, algumas cidades do sul e sudeste, em especial no Rio de Janeiro. Porém, pude me surpreender agradavelmente, ao “descobrir” as maravilhosas praias do litoral norte de São Paulo.
1 – Bonete, Ilhabela
Com seus 800 metros do orla, ondas convidativas para a prática do surfe, o mar rodeado de canoas da vila caiçara, traduzem o porquê dessa praia merecer o título da praia mais bonita de Ilhabela. Se bem que há também o conceito de que a de Castelhanos, ser tão bela quanto esta.
2 – Castelhanos, Ilhabela
Possui uma longa faixa de areia, com quase dois quilômetros de extensão, mar de águas límpidas e também bom para surfar. Entretanto, o acesso a ela não é dos mais fáceis: são 22 quilômetros de estrada, com vários trechos de terra, cortando o Parque Estadual da ilha. O acesso, ainda pode ser feito de barco.
3 – Maresias, São Sebastião
De dia, o mar de ondas fortes, faz a alegria dos surfistas. A paquera, corre solta na areia. À noite a “festa” se transfere para a rua Sebastião Romão César, na choperia Santo Gole, e o agito continua madrugada adentro nas baladas.
4 – Cambury, São Sebastião
Possui a fama de ter bons hotéis, restaurantes com uma culinária que nada fica a dever aos melhores chefes de outras cidades litorâneas.
5 – Camburizinho, São Sebastião
É a continuação de Cambury – separada pelo rio, tendo como característica, águas lugar mais calmas e ser mais calmo, sem grandes badalações.
6 – Praia Brava, São Sebastião
É deserta e selvagem e se situa no litoral norte do Estado, ondas fortes que são um grande atrativo para os surfistas e com uma pequena cachoeira próxima ao canto direito. O acesso, se faz por uma trilha íngreme. Existe um mirante de onde se pode ver Boiçucanga e Cambury.
7 – Praia das Calhetas, São Sebastião
O acesso a essa maravilha, deve ser feito de ônibus e descer na rodovia, isto porque, o acesso próximo ao km 44, é feito por um condomínio, onde não é permitida a entrada de veículos, e ainda é proibido estacionar às margens da Rio/Santos. Da portaria, são dez minutos de caminhada até a areia.
8 – Itamambuca, Ubatuba
Nesta praia, são realizadas as competições nacionais e internacionais de surfe. É mais frequentada por jovens que tem essa praia como um reduto para a prática desse esporte. O canto esquerdo, é mais frequentado por famílias. A agitação, ocorre no lado direito da praia.
9 – Puruba, Ubatuba
Possui uma extensa areia branca. Para se chegar à praia, é preciso fazer a travessia com barqueiros da prefeitura (grátis) ou com barqueiros particulares, que cobram uma pequena taxa. A praia,é cercada pelos rios Puruba e Quirim que se encontram para desaguar no mar.
10 – Brava da Almada, Ubatuba
É uma das cinco de Ubatuba que fazem parte da área de preservação do Núcleo Picinguaba do Parque Estadual da Serra do Mar e, também recebe muitos surfistas por ter ondas muito boas para a prática desse esporte.
Após uma caminhada de 40 minutos, por uma trilha, chega-se a esse paraíso.
E, como tudo de bom na natureza deve ser preservado e curtido, desejo aos que me acompanham, uma boa e feliz viagem pelos paraísos do litoral de São Paulo.
Nos vemos no próximo #Nature!
Deixem seus comentários e compartilhem com os amigos! 😀